Não caia no golpe do boleto falso do IPVA

2015-04-10_190211

Golpistas enviam documentos para casa dos contribuintes forjando a validade da arrecadação

Golpistas se aproveitam do pagamento do IPVA para conseguir dinheiro fácil. Eles enviam boletos falsos para os contribuintes pagarem, tendo o dinheiro revertido a eles e não às secretarias da Fazenda dos Estados. Os documentos podem vir com o nome completo e o endereço do cidadão, logotipos do banco e da Secretaria da Fazenda estadual e o código de barras para pagamento. Por isso, é importante ficar atento ao recebimento de boletos pelo correio, e-mail ou Whatsapp.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), assim como a maioria dos estados brasileiros, não envia mais boletos pelo correio para os contribuintes. A secretaria alerta que a consulta dos dados relativos aos veículos, como valores a pagar, multas e pendências no site específico sobre o imposto ou no aplicativo para dispositivos móveis – IPVA RS –, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play. O pagamento do IPVA 2020 pode ser realizado diretamente nos sistemas on-line ou presencialmente nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e Agências Lotéricas da Caixa. Basta apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou apenas a placa e o Renavam do veículo.

Quem paga?
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2000

Como pagar?
Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito

Onde pagar?
No Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).