Na hora da troca de presentes, fique atento para que o seu cão não engula algum objeto

2015-04-10_190211

É isso mesmo! Com toda esta correria de final de ano, preparativos para a ceia, compra de presentes, marcação de viagens e por aí vai…. e nossos melhores amigos? Como ficam neste tumultuado emaranhado de compromissos?
Pois saiba que nesta época do ano existe um aumento de 30% no número de animais internados em hospitais veterinários justamente porque eles ficam praticamente esquecidos em relação aos principais cuidados e podem sofrer acidentes.
Uma das causas de problemas de saúde é a ingestão de petiscos na ceia de Natal, oferecido por convidados que, muitas vezes, não sabem que os animais precisam ingerir dietas especificas e balanceadas. Quando os bichos ingerem um pedaço de peru e outros petiscos da ceia podem apresentar diarreia e vômito, por exemplo, e desidratar rapidamente. Alguns apenas com a bagunça de tanto entra e sai na casa podem ficar muito estressados e descompensar de doenças existentes. Outros podem aproveitar a excitação da criançada ao receber seus presentes e ingerir uma peça de um brinquedo, por exemplo, o que certamente fará com que os donos passem o restante da noite de Natal na sala de espera de um pronto-socorro animal, enquanto aguardam a retirada do objeto através de uma endoscopia.

Previna acidentes
Por isto, o melhor é inserir nossos amigos nos preparativos para a festa, prevenindo os principais acidentes. Separe um local fresco, arejado e longe da bagunça. Coloque uma caminha e objetos que ele esteja acostumado para estar ambientado. E avise os convidados que o seu animal vai estar neste cômodo durante a festa porque acaba se estressando com o barulho e não pode ter acesso a comidas diferentes que fazem mal a sua saúde.
Muitos alimentos próprios para cães também são oferecidos para venda nesta época do ano, como o panetone canino. Estes são liberados para o consumo dos animais, mas devemos lembrar que não devemos oferecer apenas petiscos para eles se alimentarem. Portanto, se for oferecer algum destes produtos natalinos próprios para animais, lembre-se: ofereça como um petisco, apenas uma pequena porção, e nunca substitua a ração, que deve ser a dieta principal. E não esqueça: inserir o seu pet nos preparativos do Natal pode ser a grande saída para que todos os membros da família, incluindo nossos amigos peludos passem um Natal repleto de alegrias! Feliz Natal!