Municípios com imunização avançada podem liberar vacina para população geral

2015-04-10_190211
A vacinação poderá ocorrer concomitantemente com as pessoas dos grupos prioritários que ainda não foram vacinadas. Foto: Reprodução

Mesmo assim, cidades precisarão obedecer a critérios de escalonamento

O Ministério da Saúde anunciou, ainda na sexta-feira (28), o início da vacinação contra covid-19 da população com idades entre 18 e 59 anos, em ordem decrescente de idade, mas a imunização vai depender do avanço da imunização dos grupos prioritários, como profissionais de educação, e a disponibilidade de doses.

A decisão de iniciar a vacinação da população em geral, segundo a pasta, decorre de uma demanda diminuída de grupos prioritários elencados no plano de imunização, de acordo com o ministério. A vacinação poderá ocorrer concomitantemente com as pessoas dos grupos prioritários que ainda não foram vacinadas, como os profissionais de educação, e começará de forma escalonada com a faixa etária de mais idade por se tratar da população com maior risco de complicações e óbitos decorrente da covid-19.

Segundo a coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Francieli Fontana, haverá o envio de um percentual de doses para a população em geral ser vacinada nos estados e municípios, mas a decisão dos quantitativos vai depender da realidade das localidades.