Município recebe 200 doses de vacina pentavalente

2015-04-10_190211

Foi informado pela Secretaria Municipal de Saúde que 200 doses de vacina pentavalente estão disponíveis na Unidade Central e no Centro de Referência Materno Infantil desde quarta-feira (16). As doses da vacina estão passando por atrasos por parte do Governo Federal. Devem receber a vacina em três doses, bebês de dois, quatro e seis meses. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

Reações
A vacina pentavalente pode provocar algumas reações, geralmente entre as primeiras 48 a 72 horas após a aplicação. Na maioria das vezes são reações leves, que passam rápido e não deixam sequelas, sendo as principais: febre, irritabilidade e dores locais.

Demanda da vacina
Desde julho de 2019, o abastecimento da vacina está parcialmente suspenso no Brasil, que apresenta uma demanda de cerca de 800 mil doses mensais. A suspensão foi ocasionada porque os lotes foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O Ministério da Saúde solicitou a reposição do fornecimento à  Organização Pan-Americana da Saúde – Opas. No entanto, não há disponibilidade imediata da vacina pentavalente no mundo. A compra de 6,6 milhões de doses começou a chegar de forma escalonada em agosto no Brasil. A previsão é que o abastecimento volte à normalidade a partir de novembro. Quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde (SUS) fará uma busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade entre os meses de agosto e novembro para vaciná-las. Para mais informações o contato da Unidade Central é o 3055 8567 e no Centro Materno Infantil 3055 8555.