Mundo pós-pandemia: como será o natal em 2020?

2015-04-10_190211
Santa Claus sitting on the armchair and waiting for Christmas, he is resting his head on his hands

O mês de dezembro chegou e com ele as festas de fim de ano como Natal e Ano Novo. Entretanto, muitas pessoas ficam em dúvida se é realmente seguro reunir familiares e amigos em um ano tão atípico como o de 2020.
Além da preocupação com a contaminação, muitas famílias podem não estar com clima de comemorações devido a perda de algum parente para doença. Querer organizar uma celebração nesse momento, que para muitos é de tristeza, não é o recomendado. A dor e o luto vão estar presentes em vários núcleos familiares. É o final de um ano de reflexão.
Por isso, as reuniões dev

em ser mais introspectivas, ou seja, limitadas aos familiares.

Evitando aglomerações

Não vamos ter aquelas grandes reuniões. A casa abrindo para várias pessoas. O ideal é que a dinâmica das comemorações seja mais fechada. Comemore sem receber outras pessoas.
A tecnologia está aí para nos ajudar. Essa ferramenta deve ser sim, muito utilizada esse ano. Cada um faz a sua ceia e pode compartilhar virtualmente com o outro. É a forma ideal, a mais segura. Vamos ver em tempo real, sem contato físico.
Algumas medidas são indicadas para minimizar o risco quando houver reunião de famílias que não morem na mesma casa. Testes, períodos de quarentena rígida que antecipem o encontro ou medidas de distanciamento social durante a festa podem fazer com que um grupo reduzido de pessoas se reúna com alguma segurança. Natal é uma festa de família, e o Ano Novo de forma geral é uma festa de amigos. Qualquer movimentação no sentido de aglomerar implica em um risco muito alto.

Quem convidar
para o natal?
Passe as festas com pessoas de convívio próximo, aquelas que estariam vivendo os mesmos padrões de isolamento que você, mas não reúna um número muito grande de pessoas. Não é recomendado fazer natal com 30 pessoas em circunstância alguma. Precisam ser eventos do menor porte possível, evitando viagens por transporte público, como ônibus e avião, que têm potencial de contaminação. O ideal é que seja até dez pessoas.

Onde realizar a
festa?
Escolha locais abertos e de ventilação constante. Uma pessoa contaminada falando em ambiente fechado vai aumentando a concentração de vírus no ar, o que piora o risco de contaminação de quem está respirando. Quando tem ventilação, dilui o risco. Evite usar aparelhos de ar condicionado, eles não fazem o ar circular e aumentam o risco.

O que fazer antes
de ir à festa?
Qualquer pessoa com o menor sintoma não deve comparecer. Nem uma dor de cabeça ou na garganta deve ser ignorada. Além das pessoas com sintomas, quem teve contato com algum caso confirmado de Covid-19 também deve ficar longe da festa e cumprir uma quarentena de duas semanas.
Pessoas que estejam fazendo tratamentos que suprimem o sistema imune também não devem participar.

Como servir a
comida?
Não é uma boa ideia colocar todos os convidados sentados à mesma mesa para comer. É mais seguro dispor de várias mesas pequenas, espaçadas, para, na hora da ceia, ficarem juntos apenas os que moram na mesma casa.

Testes dão
segurança?
Não, mas ajudam. O PCR pode não ter identificado a doença no teste. Além disso, após fazer o exame, a pessoa tem que ir para casa e ficar de quarentena rígida até a hora da festa para minimizar ao máximo o risco de ser infectada nesse período.

E se fizer uma
quarentena
rígida antes da festa?
Esta é uma boa medida, caso todos possam passar pelo menos duas semanas em casa antes do evento, com mínimo contato com outras pessoas que não morem com você. Isso inclui, por exemplo, não ir a mercados e farmácia e ter contato apenas com o entregador, com máscara e distanciamento.

Se não tomar essas
medidas, como deve
ser o contato com
as pessoas?
Mantenha uma distância segura, utilize máscara cobrindo o nariz e a boca e não compartilhar talheres ou copos. Higienize constantemente as mãos com álcool em gel ou água e sabão. Mas lembre-se de que segurança completa é impossível garantir. As pessoas só devem tirar a máscara no momento da refeição. Também é importante reforçar o uso correto, protegendo o nariz e a boca, e não no queixo ou no pescoço.

A festa deve ter a
duração menor
do que o normal?
Sim. A orientação é que as confraternizações tenham o tempo encurtado e isso pode variar de acordo com cada família ou grupo de amigos. Quanto menor o tempo, menor a chance de contaminação caso alguém esteja com covid-19.