MPT apura denúncia de trabalho análogo à escravidão em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211

Ação fiscalizatória foi realizada na zona rural da cidade

O Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) esteve na tarde de quarta-feira (10), em uma propriedade rural localizada na Linha Zemith, em Bento Gonçalves. Juntamente a Brigada Militar e fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego realizou fiscalização em uma plantação de uvas onde encontrou alojamento degradado. Mas, não houve flagrante.
A apuração se deu devido a uma denúncia de trabalho análogo à escravidão. No local, a fiscalização encontrou, no interior de um aviário desativado, um alojamento que supostamente vinha sendo utilizado por trabalhadores.
O alojamento não apresentava condições mínimas de higiene e conforto, não podendo ser utilizado para a habitação humana. No momento da fiscalização, o alojamento não estava sendo ocupado pelos trabalhadores, motivo pelo qual não houve resgate.
O empregador foi notificado para regularizar a situação e a documentação dos trabalhadores que trabalhavam na colheita da uva e para explicar a própria existência do alojamento na propriedade. O MPT instaurou Inquérito Civil para apurar os fatos.