Moto E4 Plus é básico e bom de bateria

2015-04-10_190211

Veja os prós e contras do smartphone com maior bateria da categoria

O Moto E4 Plus é um smartphone intermediário com boa duração de bateria. O aparelho tem sistema Android 7.1 e preço sugerido de 699 reais. Ele é o sucessor do Novo Moto E, lançado em 2015. No mercado, ele se posiciona como rival do Zenfone 4 Max, que tem a mesma essência.

Design
O visual do Moto E4 Plus é bem pragmático. Ele tem revestimento de metal e não há nenhuma saliência na câmera. O lado ruim desse design comum é que o aparelho é incompatível como os Moto Snaps, os acessórios personalizados da Motorola que funcionam em diversos modelos da marca.
O sensor de digitais fica logo abaixo da tela e ele é o mesmo usado pela fabricante no Moto G5S. Ele tem a navegação por um botão, que pode ser ativada no app Moto. Isso desabilita todos os outros botões que ficam na tela ocupando espaço e ajudam a dar mais foco ao que realmente importa: o conteúdo que você quer ver.
O display do Moto E4 Plus tem 5,5 polegadas e resolução HD. Com isso, vídeos em Full HD não podem ser plenamente aproveitados nesse produto, apesar de essa resolução ser o padrão da categoria. A tampa traseira do produto é removível e ela dá acesso aos slots de chips de operadoras e de cartão microSD. A bateria, por outro lado, é fixa.
Bateria
O Moto E4 Plus tem a duração de bateria como diferencial. O componente, em si, tem 5.000 mAh, que é o máximo oferecido nessa categoria, tanto pela Motorola nesse produto quanto pela Asus com o Zenfone 4 Max.
Em nossos testes, o Moto E4 Plus foi bem-sucedido. Ele conseguiu 12 horas e meia de reprodução contínua de vídeos e marcou 12.202 pontos no benchmark AnTuTu Tester, que simula rotinas de uso de smartphone. Com isso, o smartphone consegue oferecer tranquilamente um dia inteiro de autonomia de uso.

Câmeras
As câmeras do Moto E4 Plus são o que mais denunciam sua posição de intermediário perante a média de mercado. A câmera frontal até oferece resultados razoáveis em boas condições de iluminação, mas sofre para registrar detalhes em situações de baixa luz.
Já a câmera principal consegue tirar fotos melhores, mas ainda falta capacidade de registro de detalhes. Ao fotografar árvores à distância, por exemplo, fica não é possível ver as folhas como acontece em aparelhos um pouco superiores, como é o caso do Moto X4, que também é da própria Motorola.
Configuração
Por dentro, o Moto E4 Plus tem 2 GB de memória RAM e processador Mediatek MT6737 quad-core. Ele é um chip intermediário com desempenho moderado. Com o tempo, atualizações de aplicativos podem tornar o smartphone lento demais para tarefas do dia a dia, como acessar Facebook, ouvir músicas e navegar pela internet.
A velocidade da memória para gravação de dados no Moto E4 Plus é lenta. Foram apenas 35 MB/s registrados em nossos testes. Celulares mais avançados costumam ter, ao menos, mais de 10 MB/s.
Essa baixa performance impacta negativamente na captura de fotos, instalação de apps e download de arquivos, além de afetar o desempenho geral do aparelho. Nos benchmarks, o ponto mais fraco detectado foi o desempenho gráfico.