Como a música pode influenciar na vida de seu filho

2015-04-10_190211
Aprender a toca um instrumento musical ajuda muito na concentração, paciência, dentre outros fatores.

A música é boa para todo mundo que a escuta. Sendo assim, ela traz muitas vantagens para nossos filhos desde os primeiros meses de vida. Até mesmo os bebês já conseguem sentir melodias e ritmos importantes para o desenvolvimento da fala, do aumento do vocabulário e também para a articulação das palavras.
Não é apenas ouvir músicas que podem ajudar as crianças, no entanto. Aprender a tocar um instrumento musical também pode ajudar muito! Fernando Maricondi, pai de Ariel, e Bruno Ladislau, filho de Arilena e Rui, professores de música, explicam os benefícios da prática.

1 – Aguça os sentidos
Durante as aulas, a audição tem um papel fundamental e é exercitada quando o professor toca. “Já quando é a criança que vai tocar o instrumento, a visão e o tato são estimulados”, explica Fernando Maricondi.

2 – Disciplina
Quando a criança tem vontade de aprender, ela se concentra mais na hora da explicação do professor. Assim, a música vira uma forma divertida para começar a ter noção de disciplina.

3 – Convívio social
Participar de aulas de música estimula o convívio social e dá oportunidade para interagir e fazer novas amizades. Segundo Bruno Ladislau, muitos alunos venceram a timidez ao participar das aulas musicais.

4 – Conhecimento cultural
Diversas informações históricas são apresentadas desde cedo para a garotada nas aulas. “Elas aprendem sobre a vida de compositores famosos e contextos de épocas antigas aumentando o conhecimento cultural da criança”, explica Fernando Maricondi.

5 – Matemática
“Apesar das pessoas colocarem a música dentro de uma ciência humana, ela é uma ciência totalmente exata. Então você consegue ensinar fração através de compasso, divisão, e isso vai ajudar a criança nas aulas de matemática, ainda mais porque aqui ela aprende de uma forma divertida e leve”, explica Bruno.