Moradores de localidades do interior sofrem com sinal precário de internet e telefonia móvel

2015-04-10_190211
Fraco sinal de telefones celulares e da internet, dificulta o trabalho de usuários do interior do município

Apesar do governo federal investir em pesquisas e palestras sobre implantação de tecnologia de precisão, o interior ainda carece do principal para poder crescer: acesso à internet e sinal estável para telefonia móvel

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves tem como um dos objetivos, buscar solução parea o precário serviço de internet e telefonia nas áreas rurais. De acordo com o presidente do sindicato, o agricultor, Cedenir Postal, morador da Linha São Luiz, o sindicato gestionará para que o poder público agilize uma solução para o acesso à comunicação através da telefonia móvel e internet seja realmente resolvido.
“Quem tem internet hoje no interior é via rádio e, dependendo do tempo, o sinal é bem ruim. É lamentável, porque em locais com poucos moradores grandes empresas de telefonia e internet não se interessam em disponibilizar sinal deixando o agroicultor sem acesso. Onde eu moro usamos a internet de uma empresa de Veranópolis, e o sinal é bem fraco”, lamenta.
Postal garantiu ainda, que o sindicato vai buscar soluções para melhorar a situação. “Neste primeiro momento temos que nos organizar, nos estabilizarmos, para depois começarmos as melhorias, pois precisamos de acesso à internet para utilizar certas tecnologias que já estão disponíveis para o campo. Como vamos crescer isolados?. Nenhum jovem quer ficar no inteior sem acesso á telefone e internet. è uma maneira de desincentivar o êxodo do jovem, que pode contribuir para com a família e a propriedade com as novas tecnologias e cursos via internet”, afirma. A equipe da Gazeta fez um levantamento com moradores de localidades que sofrem com o sinal precário de internet, telefonia e televisão.

Faria Lemos
Daiana Reginato
TV e internet: Temos um sinal de televisão por assinatura bom, já nossa internet é via rádio, mas estamos com projeto para fazer com fibra ótica, porque esse nosso sinal cai bastante.
Telefone: Utilizamos as operadoras Vivo e Claro e posso afirmar que a Vivo é a melhor, porque a Claro não pega bem em regiões mais baixas.
Silvane da Silva
TV e internet: Não temos televisão por assinatura e nossa internet tem um sinal bem fraco. Nessa região é difícil ter um bom sinal, porque como tem muito morro o sinal das antenas não chegam.
Telefone: Temos aparelhos da Tim e Vivo, e conseguimos utilizar sem ter muitos problemas. É claro que em alguns pontos não tem um bom sinal.
Augusto Rodrigues
TV e Internet: temos uma internet via radio, que posso dizer que é bom, mas vamos colocar uma internet de fibra ótica de 14 megas de velocidade. Com certeza vai melhorar bastante.
Telefone: Utilizamos a operadora Vivo e temos um bom sinal nessa região.
Simone
TV e internet: Temos a Sky e o sinal é muito bom. Não utilizamos internet porque não precisamos desse serviço.
Telefone: As operadoras Vivo e Claro pegam bem, mas dependendo do lugar o sinal pode cair.
Lorena Petroli
TV e internet: Não temos internet porque não tem sinal.
Telefone: o sinal do celular Vivo não pega direito, e durante o dia fica fraco.
Lenira Titon
TV e internet: não tem sinal de internet, mas vamos colocar fibra ótica, e com certeza vai melhorar bastante nosso serviço.
Telefone: o sinal de celular é ruim, bem baixo. Quando precisamos falar temos que ir na rua paar tentar pegar um sinal de um pouco de qualidade.
Marciele Buffon
TV e internet: não temos televisão por assinatura, e o nosso sinal da tv é fraco. A internet também não tem uma boa qualidade.
Telefone: a qualidade do celular depende da operadora. Vivo pega bem, mas depende do lugar que estamos. Moramos num lugar baixo, e na minha opinião pode melhorar muito, porque tem lugares que as antenas não pegam por conta dos morros.

Tuiuty
Leonice Pertile
TV e internet: Moro perto do Ginásio Canarinho, em São Valentim. Temos internet da Oi. TV a cabo não tem.
Telefone: O celular tem lugares que pega, mas a operadora Vivo é a que pega melhor.
Vânia Frare
TV e internet: moro na divisa entre São Valentim e São Roque. A internet, que é da OI, não pega muito bem e às vezes cai, apesar de termos contratado o aumento da velocidade do plano, mesmo assim fica caindo. TV a cabo tem, mas depende da internet, então às vezes cai também.
Telefone: Fixo pega bem. Celular, da Tim, tem que caminhar 1km às vezes para pegar.
Rosane Munari
Tv e internet: aqui onde moro, que é em São Valentim, no Clube Canarinho, não temos televisão por assinatura e o sinal da internet é péssimo, não pega nada.
Telefone: O telefone residencial tem chiado e também não pega muito bem.
Andressa Postal
Tv e internet: Não temos televisão por assinatura, nem internet. Nosso sinal de televisão é bem fraco.
Telefone: Pega bem, mas celular só pega Vivo.
Roberto Parisotto
Tv e internet: Temos a internet via Rádio porque algumas pessoas se interessaram por esta região e a TV é aquela coisa, não pega bem, mas também não é ruim.
Telefone: Aqui em tuiuty o sinal de qualquer operadora é péssimo.
Catarina Debona
Tv e internet: Está feia a coisa, muito ruim. A internet está horrível pelo preço que a gente paga, além de cair bastante. ADS, é a única que tem. A da Vivo é muito cara. Não tenho Tv a cabo, mas o sinal de tv é bom, mesmo assim já tive que chamar os técnicos paar arrumar a antena algumas vezes.
Telefone: O celular pega bem, é Vivo.
Travessa Deboni, São Valentim

São Pedro
Írica Zanini
TV e internet: não temos televisão por assinatura, mas o sinal da tv é bom.
Telefone: meu telefone residencial pega bem, não tenho celular, mas meus filhos que têm se queixam que não pega o sinal, é uma confusão.

Situação de empresas
Faria Lemos
Empresas do interior do município também são prejudicadas com o sinal fraco de internet. Em Faria Lemos, a localização de algumas empresas dificulta a captação ode sinal de internet. Ricardo Perguer, empresário do ramo da construção civil admite que a internet na empresa que trabalha não funciona direito. “Quando entramos em algum site temos que ficar esperando. Há uns 60 dias fizemos uma reunião na comunidade e até outubro devemos ter internet por fibra ótica. Mais ou menos 250 famílias devem ser beneficiadas com esse serviço”, diz.
O funcionário de um posto de combustível afirmou que a internet utilizada é via rádio e também reclamou do sinal. “Tem problema quando tem vendaval, e quando fazem manutenção também. Na última semana chegamos a ficar até 3 horas sem sinal de internet. O problema é ainda maior quando temos que emitir cupom eletrônico. O sinal é bem fraco”, lamenta Marcelo Poloni.
Já a proprietária de uma vinícola consultada é ainda mais incisiva nas críticas. Bruna Cristofoli, diz que já trabalhou com Itaunet, mas nos finais de semana a empresa ficava sem sinal de conexão. Atualmente trabalha com a DVNET, e apesar de afirmar que o sinal é bom, critica o fato do pagamento de R$ 800 reais para ter o direito de ter a internet por fibra ótica, que ainda deve ser instalada na região. “Se mais gente tivesse aderido, o valor ficaria em torno de R$ 200 reais. É um absurdo o que vão cobrar. Em até 60 dias devem fazer a cobrança”, explica.
São Pedro
A gerente comercial, Daiane Albuquerque diz que a empresa que trabalha utiliza internet via rádio, mas que no momento de emitir nota fiscal, muitas vezes a conexão não funciona de forma rápida. Antigamente, no entanto, ela admite que o problema era pior, com conexão fraca. “Atualmente não pensamos em trocar de internet, fizemos várias mudanças na internet, com servidores. Está melhor”, diz.
Já a auxiliar fiscal de outra empresa, Paola, diz que a conexão é fraca. “Já utilizamos a GVT, e o sinal era bom, mas ultimamente está bem ruim. Mas não temos muitas opções, então temos que trabalhar com o que é oferecido”, lamenta.
Vale dos Vinhedos
A funcionária de uma vinícola, diz que a empresa raramente sofre com sinal fraco de internet. “No geral a internet é lenta aqui na região, e por estarmos localizados num local mais isolado, é ainda pior. Dificulta o trabalho quando temos que tirar a nota fiscal, porque dependemos do sinal de internet. Complica um pouco porque temos que ficar aguardando”, diz Mari Definir imagem destacadaMilani.
A coordenadora administrativa de uma outra vinícola diz Silvia T. Gargioni coordenadora administrativa diz que já teve dias em que o sinal só foi captado depois das 11 horas. “Estamos pensando em trocar de provedor e para emitir nota fiscal é um pouco lento, por isso, geralmente fizemos isso ao meio dia, quando o sinal é melhor”, explica.