Monte Belo do Sul cria ‘Vieni Vivere la Vita Festival’ para promover o turismo como propulsor de desenvolvimento

2015-04-10_190211

Projeto para ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo visa a promover empreendimentos locais e o município como um todo, com valorização da cultura . Lançamento da campanha ocorre no dia 17 de novembro

 

O turismo é uma forma eficiente e cada vez mais rentável de desenvolvimento econômico, social e cultural de uma localidade. É uma maneira de explorar as potencialidades e contribuir para a valorização da comunidade local. Dessa forma, investir em ações que promovam destinos turísticos é uma aposta certeira de quem deseja crescer – motivo pelo qual Monte Belo do Sul inovou ao agregar o conceito de turismo de experiência com a campanha ‘Vieni Vivere la Vita’.
Após a elaboração de um plano de promoção turística – que contempla inúmeras ações voltadas ao desenvolvimento dos empreendimentos locais e do município, como um todo, um evento sela o resultado do trabalho realizado. No dia 17 de novembro, Monte Belo promove o ‘Vieni Vivere la Vita Festival’. Em frente à Praça Matriz da cidade, o público poderá vivenciar o prazer de um evento típico de cidade pequena, acolhedor, genuíno, descontraído e com um charme italiano presente na decoração e na música. Os produtos montebelenses – como artesanato, artes e agroindústria, a boa gastronomia, os vinhos e espumantes e shows de artistas locais e estaduais convidam o público a experenciar o que de mais singelo há na localidade: a tranquilidade, a cultura, as belas naturais e as tradições oriundas da colonização italiana.
Promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Monte Belo do Sul, o evento ocorrerá durante todo o dia 17, com início às 11h e término às 23h. No total, serão 20 empreendimentos expondo as especialidades produzidas no município em bancas espalhadas pela Praça Padre José Ferlin – onde também acontecem as apresentações artísticas. O lançamento oficial da marca turística e a apresentação das ações desenvolvidas pela iniciativa serão às 20h. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações pela fanpage ou Instragram do projeto Visite Monte Belo.

Turismo como propulsor do desenvolvimento
A vocação turística da Serra tem sido cada vez mais explorada como uma importante fonte de renda. Mas para além das belas paisagens, da gastronomia farta e daquele cotidiano menos apressado típico de pequenas cidades, existe uma forte política de incentivos para tornar esses destinos ainda mais especiais. A pacata Monte Belo do Sul, com seus 2,6 mil moradores, é um exemplo de como a municipalidade pode gerar desenvolvimento para uma comunidade apostando em suas tradições – é o que o público poderá conhecer de melhor forma no próximo dia 17, com o ‘Vieni Vivere La Vita Festival’.
O evento que mostrará aos visitantes a produção de 20 empreendedores locais, entre agricultores e artesãos, é o ponto alto de uma aposta do município em tornar profissional o turismo na cidade. “Nós contratamos uma assessoria, criamos o Plano Municipal de Turismo e lançamos uma marca”, pontua o prefeito de Monte Belo, Adenir Dallé.
O lançamento já chega trazendo resultados dessa aposta: o número de agroindústrias no município saltou de 15 para 34 de 2017 para cá. E outros serão os ganhos previstos com o Vieni Vivere la Vita. A sinalização será melhorada no Vale dos Vinhedos, principal acesso para a cidade via RS-444, e também dentro da cidade, facilitando ao turista que procura atrativos como as vinícolas familiares no interior do município.
Um novo pórtico, uma ciclovia e a pavimentação de estradas do interior também estão no cronograma de atividades para melhor receber os visitantes desse município que produz 50 milhões de quilos de uva, sua principal riqueza econômica. “Também estamos incentivando quem quiser empreender em Monte Belo, principalmente nos setores de gastronomia e hospedagem”, comenta o prefeito, que ainda destaca a vocação religiosa do município e a produção de orgânicos como possíveis rotas de turismo para o futuro.
As ações mostram quanto o turismo faz parte do planejamento da cidade. Tanto que neste ano foram resgatados dois dos principais eventos do município, o Polentaço e a Festa da Abertura da Vindima, recolocando Monte Belo do Sul no centro do turismo serrano. “É um projeto para que tenhamos continuidade”, diz Dallé.

Empreendedores do Festival
Agroindústria Lovisa
Artesanatos Benatti
Café Faccin
Casa Biasotto
Casa Olga
Cutelaria Filippon
Faccin Vinhos
Il Divino Caffé
Produtos Coloniais Gabriel
Produtos Patroa
Restaurante Nonna Metilde
Senzafine Ecofazenda
Tanoaria Mesacaza
Vinhos Casa Fantin
Vinhos De Mari
Vinhos Faé
Vinhos Moro
Vinícola Calza
Vinícola Vallebello
Wood Gameleiro

Programação
11h – Abertura
11h30 – Show Cris Marques e Ferrugem e Grupo Acordes
12h45 – Show Pianista Rodrigo Soltton
14h15 – Show Banda Real Envido
15h30 – Show Acustic Rock Maicon & Pontel
16h45 – Show Danças Italianas “Ballo D’Italia”
17h30 – Show Italiano Juliano Oli
19h – Show Italiano Ragazzi Dei Monti
20h – Lançamento do Produto Turístico ‘Vieni Vivere la Vita’ e apresentação do Coral Infanto Juvenil Alegria de Cantar
21h – Show Renato Borghetti
22h30 – Show Garotos da Rua
*Durante o dia também estarão disponíveis brinquedos infláveis para as crianças

Serviço
O quê: ‘Vievi Vivere la Vita Festival’
Quando: 17 de Novembro, a partir das 11h
Onde: Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul – RS
Mais informações: www.facebook.com/VisiteMonteBelo ou pelo Instagram Visite Monte Belo