Mitos e verdades sobre bateria do notebook

2015-04-10_190211
Mitos e verdades sobre a bateria

Existem vários boatos do que devemos ou não fazer com a bateria dos nossos computadores. Como por exemplo, só carregar a bateria quando descarregar completamente; não desconectar da tomada até chegar aos 100%, se não, a bateria vicia; não usar o carregador universal, pois pode prejudicar seu computador; etc. Quando o assunto é bateria, é comum escutarmos muitas frases semelhantes, porém, quais delas são mitos e quais são legítimas? Preparamos uma lista com as repostas para perguntas como essas.

1. A vida útil da bateria é medida por anos
Mito. Ciclos de carga e descarga medem a vida útil de uma bateria. Segundo a Apple, 300 ciclos é aproximadamente quanto uma bateria aguenta. Após atingir esse número, sofre uma retenção de até 80% da sua capacidade.

2. O calor prejudica a capacidade de retenção das baterias
Verdade. Um dos maiores inimigos das baterias, o calor, é capaz de reduzir drasticamente a vida útil dela. Uma boa dica é deixar o computador em ambientes com temperaturas abaixo de 35º, além de evitar deixar o notebook, mesmo desligado, em locais de intensa exposição ao sol, como dentro do carro. O ideal também é não realizar a carga em locais que a circulação de ar dentro do computador seja obstruída, por exemplo, em cima da cama.

3. Usar um carregador que não seja o original pode ser prejudicial para o computador
Verdade. No manual das fabricantes recomenda-se que caso a bateria estrague, seja substituída por outra original. Cada carregador tem uma amperagem, voltagem (tensão) e polaridade. Por essa razão, é necessário prestar atenção a esses dados para não estragar a sua bateria e seu computador.

Comprar uma fonte paralela está entre as suas opções? Veja no que é necessário estar atento:
A voltagem deve ser igual a fonte original. Já a amperagem deve ser igual ou maior e, por fim, a potência (multiplicação da amperagem pela voltagem) deve ser maior ou igual. Essas informações estão contidas na etiqueta do aparelho.
Input (entrada): 100-240v faz referência a voltagem que a fonte poderá ser ligada. No caso dessa, da HP, é possível em qualquer variação entre 100 e 240v, ou seja, em tomadas 110 ou 220 volts.
O “50-60 Hz” indica a frequência, que no Brasil é de 60 Hz. Em caso de viagens aos exterior, verifique a frequência utilizada no destino, pois alguns países, como a Espanha, o padrão é de 50 Hz. Logo, se no aparelho não suportar essa variação você pode queimar seu computador.
Output (saída): “19v” indica a voltagem. Já o “4.74A” faz referência a amperagem da energia e 90W a potência.
Em caso de carregador universal, verifique a posição dos pinos da voltagem, normalmente há uma variedade de opções. Veja qual é a da sua bateria e verifique a compatibilidade.

4. Dispositivos USB são inimigos de quem quer economizar bateria do notebook
Verdade. Todos os dispositivos USB conectados ao computador, mesmo inativos, consomem a bateria. Impressoras, câmeras digitais e mouse sem fio entram nessa lista. Conexões eSata e Modem 3G também são vilões nessa situação.

5. O ideal é carregar o aparelho desligado
Mito. Não há nada que prejudique seu dispositivo caso ele seja carregado em uso. Neste caso, a bateria só levaria mais tempo para atingir 100%.

6. Usar o notebook até a carga acabar pode estragar a bateria
Verdade. Usar o computador até zerar a carga diminui a vida útil da bateria, que é medida por ciclos, como já foi dito. Todas as vezes que a bateria descarrega completamente, um ciclo é contado. Isso significa que, quanto mais ciclos você realizar, mais rápido sua bateria iria estragar. O ideal é que você sempre a mantenha com carga acima de 60%.

7.Tirar a bateria do notebook enquanto estiver ligado pode causar danos
Verdade. Não só ligado, o modo espera também está incluído nesse alerta. A bateria não pode ser retirada e nem colocada enquanto o PC estiver em funcionamento. Além de prejudicar as tarefas realizadas naquele momento no computador, o hardware pode sofrer danos caso você tome essa atitude.

8. O Modo Hibernação preserva a vida útil da bateria, se comparado ao Modo Espera
Verdade. Sempre que o usuário não for utilizar o computador por um período de tempo, prefira colocá-lo em Modo Hibernação. Caso você simplesmente não altere nada, a máquina entrará em modo espera, que gasta muito mais energia e faz que seu computador carregue mais vezes.