Ministro Interino da Agricultura visita Embrapa

2015-04-10_190211

Eumar Novacki, Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministro Interino da Agricultura, esteve na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, RS, na segunda semana de abril. Na data, Novacki estava substituindo o Ministro Blairo Maggi que estava na Europa. O Ministro Interino conversou com representantes da área vitivinícola e encaminhou as reivindicações do setor.
Durante a visita, foram apresentadas as atividades de pesquisa da Embrapa e incluindo uma degustação da variedade de uva sem semente ISIS, cultivada sob cobertura plástica em Caxias do Sul, RS. A cultivar BRS Isis é uma uva de mesa com bagas vermelhas de textura crocante e sem sementes. Tem apresentado ótima adaptação a regiões de clima tropical e no momento está sendo avaliada no Rio Grande do Sul, sob cobertura plástica, apresentando excelente performance com grande potencial de expansão nas próximas safras.
Na ocasião, o Ministro Interino também degustou sucos elaborados com as variedades desenvolvida pela Embrapa: BRS Magna, BRS Violeta e Concord Clone 30. Essas variedades foram lançadas pela Embrapa com o objetivo de melhorar a cor, doçura e sabor dos sucos de uva Brasileiros além de viabilizar a produção de suco de uva em regiões de clima tropical como o Vale do Submédio São Francisco (VSF).
Ao final da visita, o Ministro Interino conversou com Vera Quecini, pesquisadora responsável pelo Laboratório de Cultura de Tecidos onde recebeu informações sobre as atividades de suporte aos programas de melhoramento e manutenção de germoplasma da Embrapa Uva e Vinho e instituições parceiras.
De acordo com Marcos Botton, pesquisador e Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho “a visita do Secretário Executivo do MAPA à Embrapa Uva e Vinho é uma oportunidade para aproximar os gestores públicos das atividades de pesquisa, permitindo que os mesmos tomem decisões estratégicas com base nas demandas do setor produtivo em benefício de toda a sociedade”.