Ministério Público Estadual apura denúncias de fura-fila da vacina contra a covid-19 também em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211

Os fura-fila seriam dentistas, enfermeiros e farmacêuticos que não atuam na linha de frent

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) está apurando mais de 200 denúncias contra pessoas que supostamente furaram a fila de prioridades e conseguiram se vacinar contra a covid-19. Os informes de problemas na vacinação chegaram, em sua maioria, pelo sistema do órgão. Foram 117 denúncias. Já pelo site integrado do MP, Polícia Civil e Secretaria Estadual da Saúde (SES), lançado na segunda (25), 83.
Os casos serão todos apurados pelo Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Saúde e Proteção Social, responsável pela investigação no MP. São três possibilidades de ações pelo MP. Na área criminal, a promotoria pode oferecer denúncia contra os envolvidos por crimes concussão (quando o servidor recebe ou oferece vantagem indevida), peculato (subtração ou desvio mediante abuso de confiança) e crimes contra administração pública ou de responsabilidade.
O MP também pode ingressar com ação pedindo indenização por dano moral coletivo. Além disso, pode agir da improbidade administrativa, que pode resultar em perda de cargo e suspensão de direitos políticos dos envolvidos.

Bento Gonçalves
Em Bento Gonçalves, o Ministério Público arquivou a denúncia sobre fura-fila. A denúncia havia sido recebida no início da semana, alegando que a prefeitura teria descumprido os critérios de vacinação. Após ser enviado um pedido de explicações à secretaria da Saúde, a prefeitura afirmou que a pessoa indicada seria servidor da saúde e que teria sido vacinada seguindo as diretrizes da secretaria estadual de Saúde.

Apesar da secretária de saúde admitir que tem em mãos uma lista nominal dos funcionários da área de saúde do município que estariam sendo vacinados, ela se recusa a quantificar o número de doses a serem usadas. nestes profissionais

Até o momento foram recebidas 3.300 doses dos imunizantes Coronavac/Butantan Sinovac (1.900) e Oxford/AstraZeneca (1.400). Tatiane Fiorio aponta que o número de vacinas não é suficiente, nem para aqueles designados como grupo prioritário pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), mas que o município tem feito tudo que pode para garantir a melhor distribuição possível e que todos possam ter acesso à vacina. “Por exemplo, os idosos institucionalizados, aqueles em lares de repouso, foram 100% vacinados”

A Secretária Tatiane Fiorio revelou recentemente, em entrevista que para os profissionais de saúde do Hospital Tacchini foram destinadas 830 doses. Mas não apresentou relatório das 2.470 restantes, limitandoi se a garantir que os idosos emconfinados em asilos foram vacinados.

Segundo defesa da prefeitura, a pessoa informada na denúncia não seria da linha de frente do combate ao Coronavírus. Entretanto, o poder público rebateu afirmando que, como já foram vacinados todos os profissionais desse grupo, a vacinação foi aberta para demais funcionários das unidades básicas e setores administrativos da saúde, também promover a transparência.

“Esse primeiro grupo dessa fase inicial é considerado amplo e, dentro dos critérios, estima-se um público total de quatro mil pessoas”, encerrou assunto Tatiane Fiorio.