Ministério Público de Bento Gonçalves vai entregar celulares apreendidos em penitenciária a alunos da rede pública

2015-04-10_190211

Iniciativa busca garantir ferramenta aos estudantes para aulas remotas. Foram restaurados 100 celulares, sendo que 88 serão entregues nesta sexta-feira.

O Ministério Público de Bento Gonçalves aderiu ao programa Alquimia II, desenvolvido pela Promotoria de Osório, e irá destinar 100 celulares para estudantes em situação de vulnerabilidade. São aparelhos apreendidos em processos e inquéritos policiais. Uma parte deles foi recuperada após ter sido arremessada para o interior da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves. A primeira entrega dos celulares que foram restaurados, será nesta sexta-feira (20), para 88 alunos do Colégio Estadual Dona Isabel. Os outros 12 aparelhos serão repassados a estudantes de instituição a ser selecionada.
A iniciativa busca garantir aos estudantes em vulnerabilidade social uma ferramenta para acompanhar aulas remotas, principalmente diante da pandemia de coronavírus.
A iniciativa dos promotores de Justiça Criminal de Bento Gonçalves, Carmem Lucia Garcia, Vanessa Bom Schmidt Cardoso e Eduardo Só dos Santos Lumertz, ao aderirem ao Projeto Alquimia II, leva em conta que, segundo a 16ª Coordenadoria Regional de Educação, 9,77% dos alunos da rede pública estadual de Bento Gonçalves permanecem sem acessar as plataformas de ensino para realização de atividades domiciliares. Isso porque grande parte dos estudantes não possui aparelho celular próprio.
Em dados numéricos, a porcentagem representa 1.776 alunos nessa condição, a situação mais crítica no município é de alunos do Colégio Estadual Dona Isabel.