Minimalismo cria ambientes amplos e sensação de limpeza

2015-04-10_190211

Um dos estilos de decoração mais utilizados atualmente é o do minimalismo, que já vem sendo empregado há décadas, mas que tem se sobressaído com tudo em tempos de consumo consciente. A regra é simples: o menos é mais. Em apartamentos cada vez menores, nos quais o segundo quarto é do tamanho de um banheiro, ter menos mobília e objetos de decoração ajuda a dar uma sensação de amplitude e de limpeza, ampliando o ambiente.
De acordo com os escritores Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, autores do documentário Minimalism: A Documentary About the Important Things(“Minimalismo: um documentário sobre as coisas que importam”, em tradução livre), que retrata a vida de pessoas que vivem apenas com o essencial, o minimalismo é um comportamento que torna pessoas mais importantes que as coisas que elas têm.

O minimalismo
A palavra “minimalismo” surgiu de movimentos artísticos do século 20 que seguiam como preceito o uso de poucos elementos visuais, e, aos poucos, foi migrando para o campo do social.
Mas o estoicismo, considerado uma forma anterior ao minimalismo, surgiu muito antes, tendo sido uma escola filosófica da Grécia Antiga, do século 4º a.C., a qual definia a felicidade como objetivo central da vida, sendo a felicidade um conceito relacionado a uma vida simples e em harmonia com a natureza. De acordo com os estoicos, o sábio é, por definição, feliz. O próprio Jesus Cristo pregava o conceito de uma vida minimalista e simples.

Como adotar
Utilize cores mais neutras, como branco, cinza e preto, formas geométricas simples, móveis multifuncionais e poucos elementos de destaque. A organização também é essencial para um espaço minimalista.
Cada objeto em seu local de origem, sem excessos na decoração, são alguns dos cuidados que trazem equilíbrio ao ambiente. Para aplicar o minimalismo através da organização, pode-se utilizar um método chamado declutter — também conhecido como destralhe –, que consiste em avaliar os seus pertences e manter apenas o que te traz felicidade, o que é realmente necessário.
Cinco são os passos para tornar o ambiente minimalista: selecionar, limpar, planejar, organizar e decorar. O primeiro consiste em fazer o tal destralhe. O segundo indica para troca de pintura e retirada de excessos do ambiente. O planejar é eleger um espaço para cada coisa, priorizando a funcionalidade, a fluidez e as medidas adequadas.
O organizar, por sua é dar preferência para organizar de maneira mais prática os móveis, para deixar a locomoção mais facilitada. Por fim, a decoração é priorizar o bem-estar e a funcionalidade. Dar ênfase aos poucos objetos que ficaram e tentar emitir com eles relaxamento, tranquilidade e personalidade.