Minimalismo: aprenda as características dessa tendência para sua casa e sua vida

2015-04-10_190211

Alguns estilos estão se tornando tendência de decoração, entre eles está o minimalista, que busca preencher os ambientes da casa usando tonalidades mais claras e buscando um clima mais intimista para os espaços.
Mas afinal, você sabe o que é uma decoração minimalista e quais são as principais características desse estilo?
Para te ajudar a entender como funciona essa decoração, separamos algumas dicas e características importantes para criar ambientes minimalistas. Vamos lá?

O que é a decoração minimalista
Quero imprimir um estilo minimalista na minha decoração, mas estou na dúvida se estou seguindo o estilo certo. Se esse for o questionamento que está passando pela sua cabeça, vamos começar esclarecendo os conceitos.
O estilo minimalista busca a elegância e refinamento através de cores e ambientes mais clean. Em geral, a base de cores é clara e são agregados outros tons que não sejam tão chamativos.
A busca é pela criação de cores que promovam a sensação de aumentar o ambiente e trazer mais aconchego aos moradores da casa.
A decoração minimalista segue um ditado popular bastante conhecido: “menos é mais”. A composição dos ambientes deve ser pensada de acordo com a funcionalidade dos objetos e não somente a beleza. Diante do conceito de minimalista, vamos as principais características que devem ser levadas em consideração na hora de criar uma decoração nesse estilo

Pensando na iluminação
Em uma decoração seguindo o estilo minimalista a luz natural tem papel fundamental, principalmente por trazer harmonia, aconchego e frescor aos ambientes da casa.
A casa precisa ser completamente iluminada pela luz natural, ou seja, todos os ambientes devem ser beneficiados por essa iluminação.
Alguns elementos podem ajudar a melhorar essa captação de luz, como pequenos vãos entre os ambientes e o uso de cores claras e neutra nas paredes e pisos.
A luz artificial também pode contribuir para compor a sensação dos ambientes. Ela não deve ser a principal, mas pode somar em pontos específicos como na sala de estar, para a leitura de um livro, por exemplo.
Para criar um ambiente mais cênico, a luz artificial deve ser pensada de forma diferente para cada cômodo e suas necessidades.

Criando uma paleta de cores agradável
A escolha das cores é fundamental para definir uma decoração minimalista. O uso de palhetas com tons claros ou brancos é uma característica bastante importante para esse estilo.
O branco pode ser considerado a cor principal para quase todos os ambientes da casa. Essa preferência se deve a estética da decoração, já que ela funciona naturalmente como um difusor da iluminação solar que entra nos ambientes.
A paleta de cores pode transitar por outros tons que cheguem a cor preta, por exemplo. A combinação é fundamental para imprimir as características pessoais ao estilo e dar ambiente um tom mais harmonioso para sua casa.
O clima também deve ser levado em consideração na hora da escolha das cores.
Se as cores usadas na casa forem totalmente claras, isso pode trazer um ar ainda mais de frio e promover sensações mais depressiva. Por isso, é importante pensar em uma combinação de cores que traga vibração e alegria para sua casa.

O mobiliário sem sobrecarregar o ambiente
Ao buscar por uma decoração minimalista os móveis da casa devem ser pensados por sua funcionalidade. Os sofás e mesas devem obedecer às necessidades de espaço dos moradores.
Além disso, as cores seguem tonalidades mais claras e neutras, dispensando por exemplo estampas e bordados. Os tapetes são de cores únicas, ou até mesmo, com listras em sobreposição de cores neutras.
As luminárias, por exemplo, devem ser menores e com a função de ajudar na iluminação do ambiente. As lâmpadas usadas são de luz branca e não as fluorescentes, que tem uma tonalidade mais amarelada.
Papéis de parede e texturas são aplicadas, mas seguindo a máxima de cores e possíveis estampas que não sejam tão chamativas, apenas que representem o gosto pessoal dos moradores.
Os móveis devem estar dispostos de maneira que não sobrecarreguem os ambientes e que não dificultem a circulação das pessoas. De maneira geral, em uma sala de estar por exemplo, são utilizados o sofá, rack, mesa de centro, uma luminária e possível móvel para colocação de revistas ou objeto decorativo.
Em um quarto, por exemplo, a cama, armário e os criados mudos são os principais itens que devem compor o ambiente. O estilo minimalista trabalha na linha de o que não é necessário não precisa estar visível na decoração.

A organização da casa também deve ser pensada
Principalmente em espaços pequenos, a organização do ambiente deve ser levada a sério. Os itens que compõem o ambiente devem seguir a regra da funcionalidade, qualidade e beleza. Se não se enquadra nesses fatores, o objeto não precisa estar a mostra na decoração minimalista.
O resultado é um ambiente visualmente limpo, sem excessos, harmonioso e bem organizado. Isso é considerado um espaço clean em todos os sentidos para uma pessoa que busca uma decoração minimalista.

Afinal porquê aderir essa nova tendência?
Influência de moda, arte, decoração. Muito se ouve falar sobre um novo estilo de vida. Diminuir um consumo desesperado e apreciar as coisas simples onde “menos é mais”. A palavra minimalismo se refere a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que percorreram diversos momentos do século XX e preocuparam-se em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão. Os movimentos minimalistas tiveram grande influência nas artes visuais, no design, na música e na própria tecnologia.
É muito mais do que um estilo de vida, reflete na diminuição de excessos, uma ferramenta para quem está disposto a mudar de vida consumindo somente o necessário concentrando-se no que é de fato importante para encontrar a felicidade. É um caminho para uma vida mais simples e com mais significado. Ter uma vida minimalista é ter o suficiente para ser feliz. Minimalismo é liberdade. Minimalismo é viver uma vida ampla, com menos preocupações e repleta de realizações.
Digamos que é um manifesto pela coisas simples. É remover aquilo que não traz valor e liberar espaço para outras mais relevantes. Transformar a vida radicalmente em busca da felicidade plena, ou pelo menos dá valor nas pequenas coisas da vida. O minimalismo não tem regra, somente soluções. Diminuir ou economizar bens materiais comprados por pura vaidade que no final, será descartado ou sequer usado. É transformar uma peça de roupa em três looks incríveis e se sentir bem.
Existe uma grande diferença entre simplificação e privação. Não precisa abdicar de roupas bacanas, acessórios famosos, usar bolsas caras e chiques.
Porém, ao escolher adotar alguns aspectos minimalistas, é fazer boas escolhas. Consumir menos e com consciência. É escolher produtos com maior durabilidade e usabilidade e não encher as gavetas com coisas baratinhas que só trará alegria momentânea. É não complicar, não acumular. É descobrir o próprio estilo particular de ser e estar no mundo.

Maior liberdade
Imagine a liberdade que você experimentaria se você pudesse deixar de fazer pela pressão dos outros e apenas fazer o que você quer fazer. Você teria mais liberdade para viajar, para tirar um dia de folga, para trabalhar para si mesmo, ou, para assumir um emprego fazendo o trabalho que você realmente gosta.

Menos estresse
Imagine um mundo onde você não tem que voltar para casa para uma casa bagunçada, não tem que acordar cedo em uma manhã de sábado para algo que você realmente não quer fazer, em primeiro lugar, e não tem que se mostrar no escritório todos os dias para um trabalho que faz você se sentir como se sua alma estivesse morrendo.
Ahhhh. Sim. Você pode senti-lo já. Muito menos stress.

Propósito maior
Quando você limpa as atividades e itens desnecessários de sua vida, algo inesperado acontece. Você se sente motivado para fazer o que se propôs a fazer, porque a sua direção é clara e não há confusão. Quando só tem alguns compromissos que você pode levá-los a sério.

Ambiente mais aconchegante
Refletindo na economia é uma boa ideia pra quem vai morar sozinho, por exemplo. Não é deixar de ter uma casa confortável e sim, abrir mão de consumos exagerados. Eu sei que é emocionante após a compra de um imóvel, sair correndo para as lojas e ficar namorando cada detalhe. A vontade que dá é sair comprando tudo.

Livre do desnecessário
Comece esse exercício em sua casa e pergunte-se: O que não agrega valor à minha rotina diária? São as pequenas coisas que atrapalham uma vida financeira saudável. Não só as coisas, mas despesas também devem ser eliminadas. Lembre-se que seu foco precisa estar em economizar dinheiro. Nem sempre o que parece ser algo essencial é algo de extrema importância. Itens e coisas desnecessárias podem ser doados para instituições de caridade, ou vendidos para lojas de segunda mão ou pela Internet

Mais organização
Coloque as coisas em ordem em casa e no trabalho. O espaço fica bagunçado com roupas, livros, cosméticos e até mesmo pelas guias do navegador. Se você achar difícil se livrar de suas coisas favoritas, tente guardá-las em pacotes ou caixas e escondê-las: se durante as próximas duas semanas você se lembrar delas e se arrepender de tê-las retirado, devolva-as e aproveite-as. Mas com 90% de probabilidade, simplesmente esquecerá o que colocou nessas caixas.

Espaço no guarda-roupas
Um closet enorme com várias estampas, malhas, tonalidades e cores diversas entre roupas e sapatos. Com certeza tem alguma peça que você não usa, ou sequer lembra que existe. Aderir o guarda roupa com peças que podem ser usadas de dois ou mais looks, outros mais radicais optam pelo armário – capsula: Um mini guarda roupa com peças versáteis que você ama e o melhor usa.

Como levar o minimalismo para a sua vida?
Pare de ouvir fofocas, converse de forma relevante e com propriedade. Com o tempo, você verá como as pessoas tóxicas desaparecem sozinhas de sua vida.
Assuma a responsabilidade por seus pensamentos, tente pensar positivamente.
Concentre-se em seus objetivos e valores, não tente alcançar tudo de uma vez.
Pelo menos uma vez por semana, desligue o telefone e as notificações irritantes e passe tempo com seus entes queridos.
Adquirir esses hábitos não se trata de adotar um estilo clean, ter uma casa sem móveis ou usar roupas só brancas, pretas e cinzas obrigatoriamente. Se trata, acima de tudo, de descobrir quem você é, o que quer da vida, e o que as coisas que tens representam para você.