Mini porcos de estimação são tendência entre os pets

2015-04-10_190211

Os porcos estão conquistando um lugar diferente na casa dos humanos. Eles estão ocupando o posto de bicho de estimação.
Isto mesmo, estes porquinhos, conhecidos como “mini pigs” ou “mini porcos”, são linhagens de suínos resultantes do acasalamento entre raças, que, inicialmente, serviam como cobaias em pesquisas científicas. Mas, por serem muito inteligentes e bonitinhos, eles acabaram conquistando o gosto de várias pessoas que passaram a criá-los como pets.
A Gazeta listou algumas dicas importantes para manter este animalzinho em casa.
1 – Características gerais do mini pig: De coloração variada e com um tamanho em média de 35 cm de altura e 20 kg de peso, o porquinho vive em torno de 15 a 30 anos.
Animal muito inteligente e afetuoso, pode custar em torno de R$ 850,00 a R$ 2.000,00.
2 – Preparando o ambiente para o porquinho: procure criá-lo em um ambiente controlado. Delimite a área onde seu porquinho irá ficar, e bloqueie ambientes onde ele não poderá transitar.
Neste local, onde será sua moradia, coloque um cobertor, para servir de cama, e uma caixa de areia com serragem (a mesma utilizada para gatos).
Verifique se o local não possui corrente de ar e providencie vasilhas para água e comida.
Esses bichinhos necessitam de espaço para brincar e se exercitar a fim de evitar o sedentarismo e a obesidade.
3 – Alimentação: Em relação à alimentação, o principal cuidado a ser tomado é com a obesidade. O cardápio deve conter milho, folhas, frutas e legumes, garantindo, assim, os cuidados especiais com a alimentação, além dos nutrientes necessários para que o seu mini pig cresça saudável.
Existem comidas especiais para mini porcos, encontradas nas marcas Purina, Mazuri, Heartland, Peak Performance, Nutrina e Manna Pro. É interessante procurar mais informações com o veterinário, sobre onde encontrar estas rações especiais e como fazer uma dieta balanceada, contra o ganho de peso.
Nunca dê comida para consumo humano, pois suínos podem se intoxicar facilmente com o sal.
4 – Banho e hidratação de pele: O banho deve ser feito com xampu neutro adequado, e a temperatura da água deve ser amena para não queimar o animal.
Para evitar o ressecamento da pele do mini porco, um hidratante deve ser passado em dias frios. Já em dias de exposição ao sol, deve-se passar o protetor solar.
5 – Vacinação: Eles devem ser vacinados contra Leptospirose e Erisipela. Além disso, a vermifugação é importante. Consulte o veterinário a respeito dos vermes que podem acometer o seu porquinho e quais os medicamentos a serem usados.
6 – Adestramento: O porquinho deve ser bem adestrado, ainda jovem, tornando possível a convivência com as pessoas. Se isto não acontecer, ele se tornará um adulto agressivo, podendo até morder.
Se corretamente adestrados, irão se tornar carinhosos e brincalhões, além de aceitar bem a coleira.
Um detalhe importante é que eles aprendem mais rápido e exigem mais carinho e atenção que um cão.