Micro empreendedoras apostam na fabricação artesanal de chocolates

2015-04-10_190211

Mercado tem crescido nos últimos anos, e salário mensal pode chegar a R$ 3.000 mil reais

A páscoa está chegando e a venda de chocolates é a aposta, não apenas de grandes marcas, mas também de micro empreendedores, que de forma independente criam produtos e conquistam clientes. A Gazeta conversou com duas profissionais, que encontraram uma nova vocação na fabricação de chocolates.
A estagiária em RH, Joviane Ribeiro, trabalha há dois anos criando chocolates. Segundo ela foi no ambiente universitário que surgiu a ideia. Na época a jovem cursava uma disciplina de empreendedorismo, que tinha como uma das tarefas criar um produto e vender para os alunos da universidade. “Juntamente com minhas colegas surgiu a ideia de vender trufas. Desde então optei por continuar a fabricar as trufas, pelo sucesso de vendas e pela renda extra que todo mês entrava”, lembra.
A renda de Joviane é de cerca de R$ 500,00 ao mês, sendo que em datas comemorativas o lucro triplica. Para a empreendedora, buscar o aperfeiçoamento é uma maneira de se destacar no mercado. “Procuro sempre me especializar fazendo cursos para aprender recheios e sabores novos. Em datas comemorativas personalizo caixinhas de mini trufas. Agora na Páscoa meu desafio foi trabalhar com ovos de colher”, afirma.

Profissão doceira
Camila Borges trabalha há sete anos na função de doceira, e o que começou como um ofício alternativo, é hoje, uma renda fixa ao mês. Ao longo dos anos, Camila conquistou clientes e admiração. A empreendedora afirma que tem 100 clientes fixos, e que a renda mensal é de aproximadamente R$ 3.000 mil reais.

Camila Borges é doceira há sete anos e ganha em torno de R$ 3 mil reais mensais

“Eu comecei a fazer chocolates quando percebi que era muito caro comprar. Na época eu fiz um curso rápido e busquei dicas na internet e gostei bastante. Atualmente tenho muito trabalho nas quintas e sextas e posso dizer que me dedico em torno de dez horas ao dia fazendo chocolates”, afirma.
O trabalho de doceira fez Camila ampliar os conhecimentos sobre o universo do empreendedorismo. Segundo ela, o maior desafio é conquistar clientes, mas que o segredo está na qualidade do produto, fator importante para expandir o trabalho. Além das indicações, Camila trabalha com divulgação via facebook. ““A página na internet ajuda bastante, mas a maior propaganda, no entanto, é o boca a boca. Agora estou começando a receber encomendas”, comemora.
A empreendedora é detalhista na criação de seus produtos. Além de fazer sucesso vendendo trufas, ela também se dedica a ovos de páscoa recheados com diferentes sabores. “Eu trabalho com diferentes estilos de doces e ovos. Não descarto a possibilidade de futuramente abrir uma loja de chocolates”, planeja.
Ainda segundo Camila, alguns dos segredos estão na força de vontade e no cuidado em tratar o cliente. É preciso manter um custo benefício, com bom preço e qualidade.

Como abrir um negócio de chocolates, trufas e bombons
O mercado de chocolates está cada vez mais competitivo, o que representa uma ótima oportunidade para quem quer investir nesse ramo de negócio
Quem trabalha com chocolate artesanal costuma atender mercados específicos, realidade diferente do mercado de chocolates industrializados, que são produzidos em grande escala.
Muitos consumidores preferem comprar chocolates diferenciados e personalizados para presentear em épocas comemorativas.
O negócio de chocolates, trufas e bombons representa uma ótima oportunidade para quem quer investir.

Joviane investe na decoração de ovos de páscoa e trufas

Estrutura
A instalação da área de produção não requer espaço físico muito grande. Será necessário apenas equipar com fogão, micro-ondas, geladeira, pia, bancada de trabalho, armários, utensílios domésticos e uma pequena área de estoque de produtos.

Compra e venda
É preciso saber comprar. Não invista em embalagens e enfeites muito caros. Você poderá se especializar no atendimento a determinados públicos ou trabalhar com vários deles.
Cole nos chocolates uma etiqueta com seu telefone, a fim de facilitar futuras encomendas. Use a criatividade e matéria-prima de qualidade. Inove constantemente, tanto nas receitas quanto nas embalagens.

Legislação
A legislação é muito exigente com aqueles que trabalham com alimentos, por isso fique atento às normas da Vigilância Sanitária. Faça o curso de manipulação de alimentos e não se descuide da higiene do ambiente de produção, dos utensílios e de quem prepara os alimentos.
Caso você decida vender seus produtos para restaurantes, loja de presentes e outros estabelecimentos, crie uma etiqueta que contenha a data de fabricação e validade do produto, bem como os ingredientes utilizados. Comunique a Vigilância Sanitária sobre o início da produção.

Planejamento
É importante estruturar bem o seu negócio para evitar gastos desnecessários. Recomenda-se que você não comprometa todo o dinheiro que ganhar.
Reserve uma parte dele para investir no negócio, fazer promoções e estar preparado para algum gasto não previsto.

Divulgação
Invista em cartões de visitas e ímãs de geladeira que poderão ser entregues junto com as encomendas. Os produtos e as promoções podem ser divulgados por meio de panfletos.

Gestão
O futuro de seu negócio depende da forma como você o gerencia. Não basta fazer chocolates, bombons e trufas que encantam clientes. É preciso saber exatamente qual é o retorno que essa atividade lhe proporciona.
Na área de alimentos, é necessário conhecer e acompanhar de perto os custos e o lucro que você obtém em cada produto. Fique atento às dicas de gestão e contribua para o sucesso do seu negócio.