Meu pet morreu, como vou falar isso para as crianças?

2015-04-10_190211
Seja sincero e honesto, não minta, argumente que tudo isso acontece e é um ciclo natural

Falar com crianças sobre morte é um assunto extremamente delicado. Quando é sobre o animalzinho de estimação fica mais delicado ainda. Dependendo da idade e da maturidade da criança, nem sempre elas compreendem esse conceito. Mas existem maneiras de abordar o assunto, e deve ser feito aos poucos.

Como explicar para onde vão os cachorros quando morrem?
Quando o bichinho está na família há muitos anos você já tem uma noção básica de como ele reage a tudo ao seu redor, e também é possível saber quando eles não estão bem o suficiente de saúde. Sendo assim, prepare o terreno, vá explicando ao seu filho como funciona o ciclo da vida, e que ele acontece para os animais também, mas não fale diretamente sobre a morte, espere que ele te questione sobre isso.
Inicialmente as crianças ficam assustas ao ver o pet doente. Acalme a criança e mostre que mesmo que algo aconteça você estará com ela, que você é um porto-seguro para esses momentos também. Seja sincero e honesto, não minta, argumente que tudo isso acontece e é um ciclo natural.

Transforme os sentimentos da criança
Quando ela entender que a morte dói para todos, mostre que ela deve ficar feliz por ter tido a oportunidade de viver com esse bichinho. Faça com que a criança pense que o animal vai ou está em um lugar melhor. Não se esqueça da sensibilidade, invente histórias para que a criança sinta que o bichinho está melhor do que antes, assim elas não se desesperam e o sofrimento é menor para toda a família.