Metsul prevê praticamente dois meses de chuvas em 72 horas

2015-04-10_190211

Entre sexta e domingo a previsão do site de metereologia é muita chuva acompanhada de muitos raios

A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco na tarde e noite desta sexta-feira (12) e durante o fim de semana de Carnaval de episódios localizados de chuva muito volumosa e excessiva com volumes elevados ou mesmo altíssimos em curto período.

Estas pancadas de chuva localizadas de grande intensidade podem vir acompanhadas de muitos raios e temporais localizados em que não se descarta a possibilidade de vendaval e/ou queda de granizo.

Modelos analisados pela MetSul Meteorologia sugerem alto risco de temporais isolados até segunda-feira com chance de chuva localmente intensa e tempestades fortes a severas e com potencial de danos em setores muito isolados.

O mapa mostra a projeção de chuva entre hoje e domingo. O modelo indica acumulados em alguns pontos ao redor ou acima de 200 mm, ou seja, praticamente dois meses de chuva em 72 horas. Atente que o indicativo do modelo destes volumes altíssimos é para setores isolados.

Vale uma ressalva importante. Modelos numéricos têm dificuldade de projetar os pontos exatos em que se dará a chuva muito intensa. Assim, não necessariamente vai chover o que o modelo está indicando no mapa nos locais em que ele projeta tais acumulados de precipitação por demais elevados.

O importante é que, ao indicar volumes isolados altíssimos, mesmo que não ocorram nos locais exatos indicados pelo modelo, é provável que a situação (chuva excessiva isolada) se verifique em outros locais que não indicados no mapa. O modelo antecipa a tendência, mas mesmo sendo de maior resolução têm dificuldade em antecipar corretamente quais pontos específicos devem ter a chuva mais volumosa.