Métodos caseiros para clarear os pelos

2015-04-10_190211

Alguns métodos caseiros são a solução para quem tem pelos e quer clareá-los em casa. O chá de camomila concentrado é um ótimo produto natural para descolorir os pelos do corpo (alourá-los é o termo mais correto). Qualquer formulação que tenha como base a camomila (e que não contenha produtos agressivos) será uma boa opção pois não provoca irritação na pele.
Para alourar os pelos, ou o cabelo, você poderá fazer um chá bem forte com camomila. Coe por um sedaço fininho (um guardanapo ou filtro de pano) para retirar os pedacinhos que a camomila deixa no chá. Passe no local que pretende clarear e deixe secar. Use para enxaguar seus pelos, diariamente. A camomila não descolore mas ajuda a clarear e, paralelamente, protege a pele.
Outro método é um preparo de casca de laranja, suco de limão e iogurte. Transforme cascas secas de laranja em pó e misture com iogurte natural e algumas gotas de limão. Essa máscara deverá ser aplicada, por até 20 minutos, no máximo, na região de pelos que você gostaria de clarear. Tenha os cuidados devidos em relação ao sol e hidratação da pele. Repita até que seus pelos estejam na tonalidade que mais lhe agrada.
Uma opção viável também é o suco de limão com mel. Misture os dois ingredientes para fazer um creme homogêneo. Aplique sobre o local a descolorir e deixe agir por uma meia hora. Não saia ao sol com a máscara de limão com mel sobre a pele. Tenha cuidado – limão é fotossensibilizante e faz queimaduras sérias ao sol. Após o tempo de exposição, retire toda a máscara com água e sabão. Hidrate bem a pele, a seguir
Mesmo quando se usam produtos naturais – limão, laranja, mel, iogurte – temos de saber que a química continua agindo. Ou seja, o processo de descolorir os pelos, no caso, é um processo químico de queimar, ou esgotar a melanina, ou enfraquecer o pelo por oxirredução (o mesmo processo que mata as células com radicais livres) e que o laboratório, no caso, é nosso corpo. Portanto, tome muito cuidado, mesmo com o uso de descolorantes de origem natural.