Metereologistas da América do Sul projetam  graves riscos de apagão no Brasil

2015-04-10_190211

Prognósticos apresentados por especialistas do Cone Sul é o pior cenário dos últimos 91 anos diante do cenário energético

Projeções meteorológicas divulgadas na última semana reforçam a preocupação quanto ao risco de apagão no Brasil nos próximos meses em razão da grave crise energética que assola o país, descrita como a maior em 91 anos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), pela chuva abaixo da média.

“O governo não deve decretar racionamento no curto prazo, mas há chance real e bastante grande” de blecautes nos próximos meses, disse  o ex-número 2 do Ministério de Minas e Energia. Luiz Eduardo Barata, que foi secretário-executivo do Ministério.

Na mesma hora em que o alerta sobre o alto risco de blecautes era soado, meteorologistas dos centros de Meteorologia de diversos países do Cone Sul da América se reuniam para traçar os cenários de chuva e temperatura para os próximos meses na região.

Os meteorologistas dos seis países que integram o Centro Regional do Clima para o Sul da América (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) debateram como deve se comportar o trimestre de setembro a novembro.

A projeção de chuva mostrada no evento do CRC-SAS para o Brasil foi muito ruim diante da crise energética. Grande parte do Centro-Sul do país teria chuvas  perto ou abaixo da média.