Criminalidade reduz mais de 46% em Bento

2015-04-10_190211

A 2° Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves divulgou na última semana dados expressivos em relação à criminalidade no município. O 1° semestre de 2019 demonstra um cenário muito positivo em relação ao mesmo período do ano passado.

Os números analisados referem-se às ocorrências de: roubo a veículo, roubo a estabelecimento comercial, roubo a transporte coletivo, roubo a pedestre, roubo a residência, furto a veículo, furto arrombamento e homicídio.

Em análise aos principais números, é possível verificar a maior queda em relação a assaltos em residência, que no mesmo período de 2018 haviam ocorrido 10 e em 2019 houveram 2, resultando em uma queda registrada de 80%;  seguida pela redução de 65,22% nos casos de furto arrombamento que saíram dos alarmantes 115 para 40; os furtos de veículos foram 47,45% menores neste ano; já os roubos a estabelecimentos comercias registram neste semestre um decréscimo de 46,81%, a taxa de homicídio também caiu consideravelmente de 25 passou a 21, contabilizando 16% de queda.

Somando todos os crimes divulgados e comparando o mesmo período nos dois anos (2018 e 2019), é possível dizer que de modo geral a criminalidade em Bento Gonçalves reduziu 46,97%.

De acordo com o Delegado Álvaro Becker a redução dos índices se dá em decorrência de alguns fatores, sendo os principais: o desenvolvimento de um sistema operacional em ação conjunta entre Polícia Civil e Brigada Militar com o objetivo de coibir os crimes, resultando na retirada de circulação de membro de facções e quadrilhas.

Confira a entrevista realizada com o Delegado da 2° DP Álvaro Becker na íntegra:

De acordo com os dados fornecidos pela Polícia Civil, foi registrado no primeiro semestre de 2019 uma redução significativa da criminalidade em Bento Gonçalves. 
A que fatores pode ser atribuída esta melhoria?

“Conforme o comparativo das ocorrências de Bento Gonçalves nos primeiros semestres de 2018 e 2019, constatamos uma significativa redução em alguns crimes. Os fatores que concorreram para que isso acontecesse foram ações preventivas realizadas pelas Delegacias de Polícia em conjunto com a Brigada Militar. Realizando operações visando retirar de circulação traficantes (1°DP), desarticulando quadrilhas (2°DP), apreensão de armar, prisões de foragidos (BM) e orientações à população.”

Foi realizada alguma medida ou ação diferente neste período ?

“As medidas tomadas foram: organização das operações para se evitar desperdícios de tempo e efetivo policial direcionando as informações recebidas e compartilhadas para setores de inteligência, a fim de serem geo-referenciadas os locais de maior incidência dos crimes e o seu imediato combate com deslocamentos dos horários de pico de policiais que realizavam as prisões e compilam informações.”

Houve investimento em efetivo, equipamentos ou algum outro ?

“Ao usarmos a inteligência para organizar as operações policiais, temos resultados positivos com pouco investimento em equipamentos, mas dependendo, sempre, de mão de obra qualificada (policiais bem treinados).”

O trabalho ente e a Polícia Civil e Brigada Militar é conjunto ? Como se dá na prática?

“A integração entre a Polícia Civil e a Brigada Militar é uma constante, neste município, sendo realizadas trocas de informações e auxílio nas operações. Podemos notar que as reduções nos índices está diretamente associado as prisões de traficantes e de armamentos . Sabemos que é esse crime que movimenta toda essa cadeia do submundo, fazendo os roubos e homicídios acontecerem de forma insustentável, inclusive os pequenos furtos que ocorrem nas casas onde os usuários, para sustentar seu vício e alimentar a rede, lesam o patrimônio da família.”

Quais as maiores dificuldades da Polícia Civil atualmente ?

“A falta de informações é a maior dificuldade que a polícia encontra para combater o crime, a população acuada pelos criminosos, evita informar, pois tem medo das represálias que podem sofre. Por isso mantemos um telefone sempre a disposição para que informações anônimas sejam feitas, respeitando a privacidade e não identificando o informante.”

“Como podemos notar, com ações desta natureza, ocorreram reduções em alguns crimes e isso mostra que há uma vontade muito intensa das policias em dar a comunidade aquela segurança, aquela paz social que tanto desejamos e isso está diretamente ligado a união de todos os Órgãos que faze parte do Sistema Judicial. Não basta a polícia prender, tem que haver um presídio para se colocar os criminosos condenados pela Justiça.”