Mesada pode ser prejudicial para crianças aprenderem sobre economia

2015-04-10_190211

Mesada é um assunto comum para os pais, que dão o valor aos filhos, esperando que eles controlem e apliquem, como se fosse uma lição de economia doméstica. Porém, alguns especialistas alertam que se a mesada é positiva na organização, controle e disciplina, mas negativa ao apontar que o dinheiro é sempre garantido.
Para os controversos à ideia, as crianças precisam saber que o dinheiro vem de um esforço, como o trabalho. Outro alerta é de que haverão poucos empregos formais para os jovens da nova geração, por isso eles devem ser acostumados ao esforço e ao estilo empreendedor.
Ainda, economistas defendem que lidar com o dinheiro é uma tarefa difícil para os pequenos.

Na contramão
Já outros planejadores financeiros defendem que a mesada é válida. E que penas lições como, quando um brinquedo é quebrado e não substituído, ajuda na lição de dar valor ao dinheiro. Sobre o valor a ser recebido, não há regra exata, mas R$10 a R$15 por semana são indicados.

Dicas de mesada
Vincular a mesada a uma lista de desobediências, com desconto para cada marcação negativa.
Acordar um valor inferior ao necessário, e a cada comportamento adequado a criança ganha um acréscimo.
Conceder empréstimo ou adiantamento, mediante ao acréscimo posterior de juros. Mas, nem sempre é bom fazer isso, porque a criança vai saber que pode se descontrolar.
Incentivar a criança a poupar uma parte.