Mercado de Rua reúne mais de 40 expositores

2015-04-10_190211

Terceira edição do evento aconteceu no último domingo, na Rua Coberta e atraiu mais de duas mil pessoas

Pelo menos 43 expositores participaram da terceira edição do Mercado de Rua, em Bento Gonçalves. Na edição intitulada de “praia”, artesãos dividiram o espaço com pintores. Segundo a organizadora, Ezequiele Panizzi, participaram do evento em torno de 2 mil pessoas. Um dos pontos fortes desta edição, no entanto, foi a venda de produtos naturais.
A farmacêutica Gabriela Secco tem cursos na área de plantas medicinais, aromaterapia, saboaria e cosmetologia natural. Empreendedora, Gabriela criou o Ares de Mato, com foco na venda de produtos de higiene natural. Um dos destaques são os sabonetes, que têm até oito aromas diferentes.
A criatividade aliada a preocupações com o meio ambiente inspirou os artesãos Eduardo Carelli e Marcela Cemin da Luz, a criarem a marca Inspira, há mais de dois anos. Carelli afirma que um dos pilares de sustentação do projeto é baseado na ideia do reaproveitamento. Ele abandonou um trabalho de mais de 15 anos, para criar o próprio empreendimento. “Eu trabalhei por 19 anos numa metalúrgica, e era uma função cansativa, não era o que gostava de fazer. Aos poucos eu e minha esposa criamos a nossa marca, e hoje trabalho com o que realmente gosto”, afirma.
Segundo Carelli, no primeiro momento os produtos foram apresentados para amigos, e após 3 meses da primeira exposição, a marca foi criada. “Nós ficamos em torno de 8 meses em casa só produzindo, sempre baseado na ideia do reaproveitamento. O lucro não é nossa principal preocupação. Numa feira o que mais importa é a troca de contato e conhecimento. Temos o que precisamos para viver, e é o que importa”, diz.
O Mercado de Rua mesclou num único ambiente artistas de diferentes cidades. Valmir Frietrich, morador de Santa Cruz do Sul, participou pela primeira vez do evento.
“Está sendo bem satisfatório compartilhar um pouco do meu trabalho com essas pessoas. Eu monto gavetas, balcões, utensílios domésticos. Sou apaixonado por aquilo que faço”, comemora.
A nutricionista e professora de Yoga, Kelly Todescatto, participou do evento com a marca Amrit- néctar da vida, voltado para pessoas com restrição alimentar e com um estilo de vida diferenciado. “Foi minha primeira experiência em feiras e achei muito bonito compartilhar algo especial que eu faço e tenho pra ofertar pro mundo, e mais bonito ainda foi ver tantas pessoas fazendo o mesmo, trabalhando com o que elas têm de bonito para oferecer”, afirma.
Kelly tem a marca desde outubro de 2016, e não esconde a paixão em trabalhar com produtos naturais. “Meu “diferencial” são esses trabalhos todos unidos, a busca por saúde, qualidade de vida e felicidade com uma visão paralela entre o moderno e o ancestral, vendo o que é feito a 5000 mil anos por todas essas medicinas e comparando os estudos de agora, as rotinas, estilos de vida”, explica.