MEC solicita mudança do início do horário de verão por causa do Enem

2015-04-10_190211
A alteração da data foi um pedido do Tribunal Superior Eleitoral que solicitou a mudança para não coincidir com o segundo turno das eleições deste ano, que está marcado para o dia 28 de outubro

Termo assinado pelo presidente Michel Temer no fim do ano passado, previa a mudança da data de início do horário de verão, que coincide com a primeira data da prova do Enem

 

O MEC solicitou ao presidente Michel Temer e à Casa Civil na última quarta-feira (27) para que o início do horário de verão fosse adiado, justamente por ser a mesma data em que a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio acontece. No início do horário de verão, dez estados e o Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora, o que pode prejudicar os candidatos do exame. As datas das provas foram divulgadas pelo Ministério da Educação em janeiro.
Normalmente o horário de verão tem início a partir da meia-noite do terceiro domingo de outubro, porém um decreto assinado em dezembro do ano passado pelo presidente, que alterou a data, definindo o início para o primeiro domingo de novembro.
A alteração da data foi um pedido do Tribunal Superior Eleitoral que solicitou a mudança para não coincidir com o segundo turno das eleições deste ano, que está marcado para o dia 28 de outubro. O Tribunal ainda argumentou que a alteração visa dar agilidade na apuração e na divulgação dos resultados das Eleições 2018, afinal, o início das apurações com horários diferentes em alguns estados que não implantam o horário de verão.
O Palácio do Planalto ainda não respondeu a respeito, e o Inep não discute a possibilidade de alterar as datas previstas para as provas. Se o pedido não for acatado, o horário de verão começará na data prevista até o momento, 4 de novembro e termina em 16 de fevereiro de 2019.