MEC prorroga prazo de inscrição do Fies

2015-04-10_190211
Diante das falhas apresentadas pelo sistema MEC prorrogou até a sexta-feira (5) o prazo de inscrição no FIES

Diante das falhas apresentadas pelo sistema do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), onde estudantes não conseguiam concluir a complementação da inscrição – o Ministério da Educação (MEC) prorrogou até a sexta-feira (5) o prazo para que os selecionados consigam finalizar a inscrição no sistema. O resultado da chamada única do Fies do primeiro semestre de 2019 foi divulgado em 25 de fevereiro e, inicialmente tinha entre 26 de fevereiro a 7 de março, para a fase de complementação. No mês passado, esse prazo já havia sido prorrogado até 11 de março.
O problema iniciou quando os estudantes chegavam à fase de efetivar o contrato do Fies com a Caixa Econômica Federal e eram informados que faltavam informações no cadastro para finalizar o processo, no caso no Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), que além da matrícula, também impactou no atraso da lista de espera.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informou que a falha que impedia a troca de informações com o agente financeiro foi identificada e, casos de erros ou problemas no sistema podem levar o MEC ou os bancos operadores do programa a prorrogarem o prazo de conclusão da inscrição até 30 de junho.

Sobre o Fies
O Fies é um programa do governo federal que viabiliza o acesso a estudantes brasileiros ao ensino superior. O processo funciona por meio de financiamento estudantil, cujo estudante não precisa pagar as mensalidades durante o curso, o valor só será pago ao governo após conclusão da graduação.
Para participar é preciso ter feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 pontos e maior que zero na redação. Além disso, é necessário atender aos critérios de renda per capita familiar, que na modalidade Fies não pode ser maior que três salários mínimos.