MEC muda o retorno das aulas presenciais de universidades para março

2015-04-10_190211

Após causar polêmica na semana passada ao anunciar o retorno presencial de aulas em universidades públicas e privadas para janeiro, o Ministério da Educação definiu a retomada para 1º de março de 2021, segundo i

nformou o ministro Milton Ribeiro. A notícia foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na segunda-feira (7).

“Não há mais condição de prorrogar indefinidamente o retorno presencial das aulas”, comenta Ribeiro. Ele afirmou, porém, que universidades poderão decidir pelo adiamento do retorno em casos de avaliação das autoridades locais de saúde sobre a situações que ofereçam risco à estudantes e professores e também se houver determinação de novos “lockdowns”.

O ajuste na determinação foi feito após conversa com reitores de todo o Brasil. Caberá aos gestores definir os planos de retorno, podendo ainda adiar a volta por motivos pedagógicos, como necessidade de mais dias para terminar o semestre anual. Decisão não foi tomada para retornar “a qualquer custo” e nem para “ferir a autonomia universitária”, segundo Milton Ribeiro. Ele defende que a orientação deve ocorrer porque o Brasil está ficando para trás no ensino.