MEC lança simulador de notas de corte para o Sisu

2015-04-10_190211
Ferramenta lançada pelo MEC simula as notas do Enem

O Ministério da Educação lançou, um simulador de notas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema já está no ar e pode ser usado pelos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.
Os dados do simulador são os das notas mínimas exigidas para um candidato ter sido aprovado nas edições passadas do Sisu, porém isso não quer dizer que ele saberá com 100% de segurança se será ou não aprovado para determinada vaga no Sisu do primeiro semestre de 2019, mas dá uma ideia da concorrência.

Filtros
Ao inserir as notas do Enem em cada uma das cinco provas, o candidato recebe, do simulador, uma lista de todos os cursos em que a nota mínima exigida para aprovação era menor do que a nota dele no Sisu.
Ele ainda mostra qual seria a nota dele, caso esse tivesse concorrido com essa pontuação na edição passada. Isso acontece porque, como as universidades podem escolher pesos diferentes para cada curso em cada prova do Enem, a nota do Sisu acaba variando: um curso de medicina pode pedir mais peso para a nota de ciências da natureza, enquanto outro de história pode querer um peso maior à prova de ciências humanas, por exemplo.
O simulador do Sisu também permite que os candidatos façam diversos filtros para achar as opções de curso desejadas como: modalidade, regiões do Brasil, turno, nome da carreira e estado brasileiro.