MEC avalia curso de Ciência da Computação da UCS com conceito 4

2015-04-10_190211
O curso fornece uma infraestrutura de software e hardware para os alunos desenvolverem as suas atividades

Na verificação foram considerados aspectos como corpo docente,
infraestrutura, biblioteca e projeto pedagógico.

O curso de Ciências da Computação da UCS em Bento Gonçalves recebeu conceito 4 (em escala com graduação máxima de 5) na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC).
O curso funciona junto ao Campus Universitário da Região dos Vinhedos. A avaliação foi realizada durante dois dias de abril, numa visita presencial a unidade universitária. O curso foi avaliado em três dimensões: corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico.
Segundo o coordenador do curso, professor Daniel Luis Notari a nota 4 foi atribuída ao que ele afirma ser o excelente corpo docente do curso que possui 97% de docentes com titulação obtida em cursos stricto sensu. “Dos 33 docentes do curso, 14 são doutores.
O curso conta com 76% de professores em regime de tempo integral e parcial. E ainda, 67% do corpo docente possui experiência profissional, 94% possui experiência de magistério superior de três anos ou mais, sendo que a média de atuação na UCS supera os 20 anos.
E 52% possuem sete ou mais produções, seja científica, técnica, cultural, artística ou tecnológica”, comemora.
Outro ponto que contribuiu com o conceito 4 foi a infraestrutura oferecida aos alunos e professores: são salas de aula bem equipadas e laboratórios de informática adequados para as atividades práticas de sala de aula, monitorias, atendimento aos alunos, realização de atividades extraclasse e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, e a biblioteca – a UCS dispõe do acesso a 153 bases de dados de artigos científicos.
“O Campus Universitário disponibiliza 21 laboratórios de informática equipados em média com 20 computadores por sala com os sistemas operacionais windows e linux, bem como, os softwares necessários para a realização de atividades listadas.
O curso também utiliza o Laboratório de Eletrônica Digital para realizar as aulas e atividades envolvendo sistemas digitais e arquitetura de computadores.
Além disto, os alunos contam com um acervo de livros e bases de dados digitais para apoiar as atividades de estudo e solicitadas pelos professores”, comenta Notari.
O último ponto avaliado foi o projeto pedagógico do curso que é, segundo o coordenador, “revisado constantemente e determina as diretrizes do curso como perfil do aluno, habilidades e competências, plano curricular e plano de ensino das disciplinas. O projeto do curso é a base para as atividades realizadas pelos professores e alunos”.

Diferenciais
O curso Ciência da Computação, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, foi autorizado em 2013 e implantando em março de 2014. Atualmente conta com 70 alunos. A maioria das aulas acontece nos laboratórios de informática e no Laboratório de Eletrônica Digital.
“Desta forma, a relação entre teoria e prática é direta. Desde o primeiro ano do curso, o aluno tem aulas práticas envolvendo programação de computadores (C, Java, C#, Android, Web) e noções básicas do funcionamento interno do computador”, esclarece Notari.
Como diferenciais do curso, o professor ressalta o corpo docente extremamente qualificado para desenvolvimento de atividades de aula, projetos de pesquisa e relações com as empresas do segmento. “Os professores estão constantemente se qualificando para a aplicação de estratégias e métodos de aprendizagem ativa, desenvolvimento de projetos temáticos.
O curso fornece uma infraestrutura de software e hardware para os alunos desenvolverem as suas atividades.
E ainda têm a oportunidade de usufruir os serviços e a infraestrutura disponibilizada pela UCS, especialmente na área de empreendedorismo e inovação através do desenvolvimento de projetos de pesquisa, criação de modelos de negócio para a criação de startups.
O curso constantemente oferece atividades de formação complementar e acolhida ao aluno desde a sua chegada na universidade até a conclusão do seu curso, bem como o aluno é instigado a complementar a sua formação através de cursos de extensão, cursos de especialização, MBA, mestrados e doutorados.
Os professores do curso atuam diretamente em cursos de mestrado e doutorado nas áreas de Biotecnologia, Engenharias, Turismo, Ciências e Matemática e os alunos são constantemente avisados das ofertas de estágio e emprego nas empresas parceiras da UCS e do Programa Integrar”, diz Notari.