Material escolar pode ficar 30% mais caro em 2022

2015-04-10_190211
Não haverá obrigatoriedade de comparecimento às escolas pelos alunos, mas os que assim desejarem, poderão.

Inflação, alta do dólar e pandemia refletiram sobre o preço dos produtos

Quem tem filhos ou frequenta as cadeiras escolares, pode preparar o bolso para 2022. Projeção da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), indica que o custo atrelado a compra de material escolar pode aumentar em 30% com relação a este ano. Isso porque o preço deverá acompanhar a inflação e a alta do dólar.

Os reajustes serão observados em todas as categorias de materiais, variando de 15% a 30%, em média. A pandemia também tem influencia sobre o preço dos produtos, já que as indústrias e os importadores estão sofrendo esse ano um grande aumento de custos com matérias-primas, como papel, papelão, plástico, químicos e embalagem.

Além disso, as medidas antidumping para importações de lápis da China, adotadas pelo governo brasileiro este ano, aumentaram os custos na categoria de lápis. Este ano foi marcado por aulas híbridas em diversos estados, e com isso muitos estudantes reaproveitaram materiais escolares de 2020.

O mercado de papelaria foi duramente afetado em razão disso, com uma queda no varejo superior a 37%. Apesar de existir uma boa expectativa com o retorno das aulas presenciais em 2022, os comerciantes do setor estão cautelosos.