Máscara de argila: qual é a perfeita para você?

2015-04-10_190211

Não é de hoje que a argila é uma boa aliada na hora de tratamentos estéticos, mas você sabe qual é a perfeita para você? Facilmente encontrada à venda em lojas de produtos naturais, essa substância é rica em minerais que fazem com que sua pele e couro cabeludo fiquem mais saudáveis e recuperem nutrientes perdidos por fatores como sol e a umidade, além terem propriedades antiinflamatórias que são ótimas para peles oleosas e com acne.

Passo a passo caseiro
Misture o produto com um pouco de água, até conseguir uma consistência meio líquida. Espalhe-a no rosto evitando a área dos olhos e boca e deixe-a secar completamente. Para retirar, ao invés de apenas lavar o rosto, coloque um pouco de água normal ou fria em uma gaze e tire aos poucos a argila fazendo um efeito esfoliante na pele. Logo depois, passe e tônico e hidrate!

Nos cabelos
O resultado de aplicar argila diretamente no couro cabeludo é fantástico. Ela é recomendada para amenizar a proliferação de bactérias e fungos, tratar hiper oleosidade, queda de cabelo e devolver a força e a saúde aos fios, além de estimular a produção de colágeno. Lourdes recomenda o uso mensal desta técnica e também fala que o efeito esfoliante na hora de retirá-la é bem-vindo.

Em casa vs. em clínica
Sim, as máscaras de argila podem ser feitas em casa enquanto você faz diversas outras coisas no seu dia, mas se dar de presente uma argiloterapia em uma clínica especializada também tem seus benefícios. Além das argilas das clínicas terem mais ativos, eles têm estratégias diferentes na aplicação: Quando a pessoa vai comprar uma argila para fazer máscaras caseiras, é recomendado ela escolher uma que atenda as características gerais da pele e misture a substância com água. Já na clínica, nós observamos todas as condições específicas da pele naquele momento, o que nos permite combinar tipos diferentes de argila, além de misturá-las com soro fisiológico, tônicos adstringentes e até água de coco dependendo do que estamos buscando no tratamento.

Argila Verde
Perfeita para peles oleosas e com acne, ela tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, antifúngica, analgésica e cicatrizante, promovendo um peeling suave.

Argila Branca
Por conter alumínio, ter pH próximo ao fisiológico e ter micropartículas mais finas e mais suaves, pode ser usada em todos os tipos de pele, principalmente nas expostas demasiadamente ao sol, sensíveis e desidratadas. Tem ação clareadora, cicatrizante, suavizante, produz tensão superficial branda e absorve oleosidade.

Argila Vermelha
De ação secativa e tensora. Por ser rica em óxidos de ferro e cobre, auxilia na redução das linhas de expressão, e pela capacidade de absorver óleos, tem efeito secativo. Indicada para peles mais sensíveis e rosadas.

Argila Rosa
A argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha e por ser mais suave, é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Tem ação desinfetante, cicatrizante e suavizante, ao mesmo tempo que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade.

Argila Cinza
De ação cicatrizante, clareadora, antioxidante natural e devido à presença de titânio em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante, além de retardar o envelhecimento. Indicada para peles oleosas, com manchas e maduras.

Argila Preta
Com ação anti-inflamatória, absorvente e desintoxicante, é indicada como agente rejuvenescedor por ser a mais nobre de todas. Pode ser encontrada também como lama vulcânica.

Argila Amarela
Devido à presença de silício, atua diretamente na estimulação da produção de colágeno, melhorando a pele de dentro para fora. Indicada para retardar o envelhecimento e melhorar a elasticidade da pele.