Mas porque os nossos filhos não nos obedecem como nós obedecíamos aos nossos pais?

2015-04-10_190211

O importante é criar um plano que inclua regras para toda a família. Um plano que ajude os seus filhos a serem obedientes, mas que seja prático, simples e rápido!
Por isso, não precisa de muitos passos ou muitos elementos. Bastam 3 elementos-chave para ajudar os seus filhos a serem obedientes: regras, consequências e recompensas!

Ter regras claras
Pois é, tem mesmo que haver regras. As suas regras!
Comece por definir as Regras da sua Família! Pense nos 3-5 comportamentos que precisam de ser corrigidos com maior urgência. Não vale a pena criar uma lista de 10 ou 20 regras que depois são esquecidas ou baralhadas. Dê tempo para que todos se habituem a essas 3-5 regras iniciais. E quando perceber que já estão bem interiorizadas, avance para as próximas 3-5 regras.
Tenha em atenção que é importante ajustar as regras à idade dos seus filhos. Não coloque as expectativas muito elevadas pois os seus filhos irão sentir-se frustrados – nunca conseguem cumprir as regras. Nem demasiado em baixo, pois os seus filhos acharão que é demasiado fácil e perdem o interesse.
Formule cada regra da forma mais simples e completa possível. Não diga “Não se pode comer na sala” se afinal também não se pode comer nos quartos! Diga antes “Só se pode comer na cozinha“!
Em sua casa todos devem conhecer as Regras da Família. Reúna toda a família para as apresentar e explique o significado de cada uma. Principalmente aos mais pequeninos. Explique porque escolheu “aquelas” regras e não outras. Explique porque são importantes para manter a Paz na sua casa!
Escreva as regras da sua família numa folha e coloque-as num sítio visível. Se for necessário, espalhe as regras pela casa ou pelo menos nos locais mais críticos, onde sabe que as asneiras têm mais tendência a acontecer.
Ter consequências que se relacionem com a regras. Isto ajuda os seus filhos, no momento de escolher a opção a tomar, a associarem um determinado comportamento a uma consequência.
Imagine como é confuso se para a regra “Ninguém se pode levantar para ir à casa-de-banho durante as refeições” a consequência for ir para a cama mais cedo!?! Tem a ver com o quê? Como se relaciona com o comportamento? Talvez uma consequência adequada fosse ficar a ajudar a Mãe a arrumar a cozinha no fim do jantar.
Eu sei que às vezes é complicado pensar na consequência certa, principalmente quando estamos a começar a entrar em ebulição. Mas, exatamente por isso, é importante ter uma consequência definida para cada regra – ajuda as Mães a não se baralharem 🙂 !

Ter recompensas
Se existem consequências para as escolhas erradas devem existir recompensas para as escolhas certas.
Isto não quer dizer que sempre que a regra é cumprida os seus filhos tenham que receber um presente, ou um doce (isso queriam eles!!).
A recompensa pode ser um elogio sentido, pode ser uma história lida pela Mãe, pode ser brincar com plasticina mais tarde.Não precisa ter sempre a mesma recompensa para a mesma regra.Nem tão pouco precisa de dar a conhecer as recompensas aos seus filhos.
Eles simplesmente irão começar a perceber que quando escolhem o comportamento adequado acontecem coisas boas! E quando escolhem o comportamento errado, acontecem coisas menos boas…

Como pôr o plano em prática?
Depois de ter as regras e as consequências definidas e escritas. Depois de ter pensado em algumas recompensas que poderá dar aos seus filhos organize a melhor forma de dar início ao seu plano.
Comece por apresentar as regras e as consequências do seu não cumprimento a toda a família e explicar as razões por detrás de cada uma. Ninguém gosta de obedecer só porque “sim”. Nem mesmo as crianças.
Seja firme (mas carinhoso) ao fazer cumprir as regras. Não vale a pena gritar – não é por gritar que os seus filhos a vão ouvir.
Aplique as consequências. Mas aplique mesmo! TODAS as vezes que a regra não for cumprida. E não vale a pena ficar zangada – todos conhecem as regras e o que acontece quando não são cumpridas. Por isso, com uma voz calma relembre os seus filhos da consequência e seja firme no seu cumprimento. Verá como os seus filhos ficarão espantados ao ver a calma com que a Mãe está a lidar com o problema!
Motive os seus filhos e elogie-os quando obedecem, porque disciplinar não é só corrigir o que os filhos fazem menos bem, mas também inclui o reforço positivo e a valorização das boas ações e comportamentos. E eles ficam tão felizes quando fazem as coisas bem e recebem um elogio!
Seja um exemplo e siga as suas próprias regras. O velho ditado “Faz o que eu digo e não faças o que eu faço” não funciona mesmo, principalmente com crianças! Os seus filhos observam todas as suas ações. Mesmo quando acha que não estão atentos. Se existem Regras da Família são para ser cumpridas por todos!
Relembre as regras aos seus filhos sempre que necessário – não espere que os seus pequeninos pisem o risco para os avisar. Se a regra é “Só se pode comer na cozinha” e algum dos seus filhos encaminha-se para a sala com uma bolacha na mão, alerte-o antes de ele pisar o risco!
Seja consistente! Os seus filhos vão sempre querer esticar a corda para descobrirem até onde podem ir. Talvez comecem a perceber que quando a Mãe vem mais cansada, as consequências não são sempre aplicadas… E se assim for, tudo volta ao princípio. Mas não há problema nenhum. Porque agora tem um plano! Agora sabe o que fazer para ajudar os seus filhos a serem obedientes!
Por isso, quando acha que está a começar a falhar, comece de novo! Não desista só porque um dia não conseguiu fazer cumprir as Regras da Família. Recomece logo que possível, recomece no dia seguinte logo de manhã. Na noite anterior reveja o seu plano e onde terá falhado – veja como pode melhorar, pense o que responder às questões dos seus filhos….