Marsha e o Urso é um fenômeno que está ganhando a criançada

2015-04-10_190211

Um dos desenhos que tem feito a cabeça da garotada no mundo todo, por incrível que pareça não é americano e nem europeu (ok, só metade europeu), mas sim russo. A animação em 3D Masha e o Urso (lançada na Rússia em 2009) é sobre uma garotinha (Masha) que faz amizade com animais da floresta, entre eles, o Urso, seu grande amigo. O enredo é um mix de Denis o Pimentinha, Felícia e Tom e Jerry, mas tem um toque de magia, que deixa até mesmo os pais na frente da televisão, garantindo umas boas risadas.
O desenho foi criado com a tecnologia CGI 3D, e além de interagir com o Urso, Marsha apronta (sem querer, com a inocência de uma criança) com as lebres, o esquilo, o panda, o tigre, o pinguim, a ursa e uma clássica dupla de vilões formada por dois lobos, um bobo e outro astuto.
Cada episódio tem sua própria sinopse, tema e dinâmica, formando assim histórias independentes. Outro destaque do desenho são suas músicas, todas originais. E também trazem uma lição, com temas como partilha, real significado da amizade entre outros, que valem a pena as crianças aprenderem.
Masha e o Urso é transmitida em mais de 100 países, incluindo Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Dinamarca e Austrália. Além disso, se tornou um fenômeno na web. O site oficial recebe até 80 mil visitantes diários, o perfil do desenho no Facebook conta com mais de 3.700.000 de seguidores e o canal do Youtube tem mais de 550 milhões de visualizações mensais.
A Animaccord Studios que produz a série explicou que limitou o tempo de duração para seis minutos e menos episódios para se concentrar na qualidade. E que a história é baseada em um conto de fadas russo sobre uma meninha vivendo na floresta e seus contatos com animais fictícios, entre eles um urso de bom coração.
Contos da Masha
Além da linha de “Masha e o Urso” (que já está em sua quarta temporada, com mais de 60 episódios), outros dois pacotes que levam a personagem título no comando são os “Contos da Masha” e “Histórias de Terror da Masha”. Na primeira, os contos de fada são contados sob a visão da menina, muito mais otimista e atrapalhada. Na segunda, Masha ensina como se livrar dos medos por meio de jogos divertidos e histórias incríveis. Ela explica os motivos por trás dos medos mais comuns e mostra como lidar com eles.