Marcos do Desenvolvimento infantil de Zero a 24 meses. O que esperar?

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O desenvolvimento o bebê acontece tão rápido que acompanhá-lo através dos marcos de desenvolvimento infantil, tornou-se bastante comum, inclusive entre os médicos pediatras.

Sem contar que este acompanhamento taCaixa de entrada (39514)mbém é utilizado para diagnósticos doenças.

Os marcos de desenvolvimento infantil, nada mais são que características que o bebê (recém-nascido) vai adquirindo com o passar dos dias (meses) de nascido.

E estas características corroboram para que ele tenha uma vida cada vez mais independente no futuro.

Neste artigo, citaremos os marcos que acontecem em uma determinada idade da vida da criança, podendo ser mais de um marco.

Primeiro Ano
1° mês
Até o primeiro mês de vida é esperado do bebê reagir ao sons. Bata Palma ou balance um chocalho a cerca de 30 cm de cada orelha da criança e observe se ela vai reagir com movimentos nos olhos ou mudança na expressão facial.

Ele também eleva a cabeça. Posicione o bebê de bruco e observe se ele levanta a cabeça, levantando (afastando) o queixo da superfície, sem se virar para um dos lados.

Já consegue observar um rosto. Verifique posicionando seu rosto a aproximadamente 30 cm acima do seu rosto da criança e observe se ela olha para você, de forma evidente.

2° mês
Você até pode conseguir visualizar um sorriso do seu bebê antes do segundo mês, mas é aqui que ele oficialmente vai aparecer, quando você conversar com a criança.

Mas não lhe faça cócegas ou toque sua face. Observe se de fato o bebê se corresponderá ao seu sorriso.

Pode acontecer antes, mas novamente a emissão de sons acontece neste mês. Observe se o bebê emite algum som que não seja choro.

Nesta idade a movimentação dos membros inferiores e superiores é intensa.

3° mês
Marcos de desenvolvimento infantil – primeiros 6 meses
O bebês já emite uma resposta “social” quando conversam com ele.

Observe se ele responde com sorriso e emissão de sons, como se estivesse conversando com você, ao estimulá-lo com uma conversa.

O bebê já segura objetos. Ofereça um objeto tocando no dorso da mão dele.

Certamente ele vai abrir as mãozinhas e segurar o objeto ao menos por alguns segundos. E agora os sons emitidos tornam-se mais legíveis como “anguu”, “eeee“.

4° mês
O bebê já faz busca por determinados objetos. Coloque um objeto ao alcance da criança, chamando sua atenção para o mesmo.

Agora, observe se ela tenta alcançá-lo. Também inicia a fase de levar objetos à boca.

Ele consegue saber de onde vem os sons. Faça barulhos suaves com brinquedos e observe se o bebê vira na direção de onde o som foi produzido.

O bebê requer agora uma dose maior de cuidados, já que agora ele muda de posição ativamente, rolando muito em seu bercinho.

5° mês
Nesta idade o bebê já consegue distinguir as cores primárias e se distrair com os pés e mãos.

Também reconhece o próprio nome e pode assustar-se com estranhos.

Já fica sentado por pouco tempo sem apoios. Pode estar apto para a introdução de alimentos salgados e sólidos.

6° mês
Bebês desta idade amam brincar de “achou”. Transfere objetos de uma mão para outra, duplica sílabas e finalmente sentam-se se apoio.

Uma pequena parte das crianças desta idade pode arrastar-se ou engatinhar.

7° mês
O bebê imita sons da fala nesta idade e combina sílabas em sons que aparecem nas palavras. bate objetos um contra o outro.

Uma pequena parte das crianças desta idade fica de pé segurando em alguma coisa e sabe sinalizar “tchau”. E metade ainda consegue engatinhar ou arrastar-se.

8° mês
A maioria dos bebês já dizem “mama” ou “papá” mas tanto para o pai ou mãe, aponta objetos, mostrando o que quer com gestos e finalmente começa a engatinhar. Entretanto, uma minoria das crianças desta idade andam sem apoio.

9° mês
Oficialmente o bebê fica de pé segurando em alguma coisa. e anda pela casa assim.

Também faz movimentos de pinça (dedo polegar com indicador) para pegar coisas pequenas.

10° mês
Oficialmente o bebê sinaliza Tchau e engatinha com muita facilidade.

Responde ao nome e compreende ao “não”. Uma minoria consegue colocar objetos dentro de recipientes.

11° mês
A criança consegue beber líquidos em copinho e já diz outra palavra além de “mama” / “papá”.

Quando em pé, consegue se inclinar, imita ações alheias e consegue entender pequenas instruções.

12° mês
O bebê diz sons parecidos com as palavras, dá alguns passos, alguns conseguem rabiscar com giz de cera ou lápis e até andar muito bem. E ainda diz duas palavras além de “papá” /” mama”.

Marcos De Desenvolvimento Infantil – Segundo Ano
1 ano e 1 mês
Abaixa para pegar um objeto, e fica de pé sem apoios. Algumas ama olhar o próprio reflexo no espelho e brincar de esconder os rosto com as mãos.
E ainda, grande parte delas consegue colocar algo dentro de um recipiente.

1 ano e 2 meses
O bebê já consegue pegar comida com os dedos e levar à boca, esvaziar conteúdo de potes, caixa e gavetas e imitar os outros.

Consegue caminhar relativamente bem, tem iniciativa para começar a brincar e ainda aponta para as partes do corpo seguindo instruções verbais.

Caso seja estimulada, pode conseguir usar o garfo ou a colher.

1 ano e 3 meses
O bebê consegue brincar com bola, possui vocabulário de aproximadamente 5 palavras e ainda consegue andar para trás.

Algumas crianças conseguem correr outras adotam a palavra “não” como a preferida!

1 ano e 4 meses
A criança já começa a ter crises de birra quando frustrada, adota um paninho como objeto de transição e consegue virar a página de um livrinho.

Algumas conseguem montar uma torre de blocos, já sabe a forma certa de usar alguns objetos como telefone, vassoura etc. Todavia, uma minoria passa de duas sonecas diárias para uma só.

1 ano de 5 meses
O vocabulário aumenta constantemente. O bebê gosta de montar brinquedos e de faz de conta.

Já responde ordens como “sente aqui”. A fala tem ficado cada vez mais clara.

1 ano e 6 meses (18 meses)
Nesta fase já inicia a pedalar no triciclo, gosta de rabiscar e de folear livrinhos.

Algumas das crianças desta fase escovam os dentes com ajuda, junta palavras para formar frases e consegue fazer torres com quatro cubos ou blocos.

 

1 ano de 7 meses
As crianças estão aptas e conseguem usar o garfo e a colher, correm de uma lado para o outro.

Conseguem jogar bola passando por cima do ombro. Cerca de quase metade do que diz, é compreensível.

1 ano e 8 meses
A brincadeira de faz de conta acontece oficialmente nesta idade. A criança finge dar comida para a boneca.

Ela adquire cerca de 10 palavras novas por dia, algumas conseguem subir em escadas e tirar a própria roupa.

1 ano e 9 meses

As crianças com esta idade conseguem brincar com bola, subir degraus, estabelecer objetos simples, como colocar um brinquedo em determinado lugar.

Algumas formam frases simples como “quer papá”, identifica algo em um ilustração e diz o nome e ainda desce escadas. 1 ano e 10 meses.

A criança já chuta uma bola para frente e imita o comportamento de outras pessoas.

E ainda segue instruções de duas partes, como “pegue seu brinquedo e traga aqui”.

Algumas conseguem montar pequenos quebra-cabeças e identificar as partes do corpo.

1 Ano E 11 Meses
Monta uma torre de quatro blocos, consegue usar 50 palavras avulsas.

Algumas cantam músicas simples, falam frases de duas ou três palavras e ainda começam a se interessar a brincar com outras crianças.

24 meses (2 anos)

A criança de 2 anos já consegue identificar ao menos seis partes do corpo em um boneco, se faz entender com metade do que fala e ainda constrói frases curtas.

Algumas crianças nesta idade também começam a falar sobre si, dividir os objetos em categoria.

Evitando Comparações
É sempre relevante estar por dentro dos marcos de desenvolvimento infantil referente ao seu filo, todavia evite comparações.