Maquiagem melhora a reputação profissional e transmite confiança para mulher, diz pesquisa

2015-04-10_190211

O estudo analisou fotos de 25 mulheres com três opções de maquiagem: “natural”, “profissional” e “glamurosa”. Elas foram consideradas mais competentes nas imagens em que estavam com olhos mais marcados e boca pintada

 

A maquiagem é um complemento indispensável na imagem pessoal, além das roupas e dos acessórios (bijus, sapatos, bolsa, echarpes), com um make básico, a mulher fica com uma fisionomia mais bonita e saudável.
Como também escreve a conceituada especialista em moda e comportamento Constanza Pascolato, em seu livro – O essencial: “A maquiagem para o dia a dia não quer ‘enfeitar’ o rosto”. Ao contrário, vai deixá-lo mais suave, correto, limpo. Uma aplicação adequada de cosméticos pode iluminar a fisionomia, esconder olheiras, acentuar lábios, disfarçar manchas.”

Aumentando a confiança
Além da escolha do look mais adequado, a mulher, ao se maquiar, se sente completa em sua imagem pessoal, além de segura e confiante para os desafios de um novo dia de trabalho. Esse argumento é reforçado ao considerar uma pesquisa realizada por Allan e Barbara Pease, com assistentes de atendimento, citada no livro – Desvendando os segredos da linguagem corporal. Foi identificado que as assistentes maquiadas e que estavam usando óculos de grau transmitiam uma imagem confiante, inteligente, sofisticada e sociável, as assistentes maquiadas e sem óculos, receberam boas avaliações em aparência e apresentação pessoal, enquanto as assistentes sem maquiagem (com ou sem óculos) tiveram pior classificação nestes quesitos. A maquiagem acrescenta credibilidade e promove a imagem de autoconfiança da mulher.

A reputação profissional
Uma maquiagem bem feita pode beneficiar não só a autoestima de uma mulher. Segundo uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Boston, profissionais adeptas do batom e da sombra transmitem mais competência que as de cara lavada. Um look bem feito aumenta também a confiabilidade da profissional.
O estudo, encomendado pela empresa Procter & Gamble – que vende cosméticos de marcas como Covergirl e Dolce & Gabbana -, analisou fotos de 25 mulheres com três opções de maquiagem: “natural”, “profissional” e “glamurosa”. Elas foram consideradas mais competentes nas imagens em que estavam com olhos mais marcados e boca pintada. No total, 268 homens e mulheres compartilharam impressões sobre as fotos para chegar ao veredito.
Richard Russel, professor de psicologia da Gettyburg College, se diz surpreso com o resultado positivo do look mais glamuroso. “Se eu chamar a atenção para uma mulher muito competente como, digamos, Hillary Clinton, eu não acho que ela esteja usando um monte de maquiagem. Mas como ela está sempre em destaque, pelo que eu sei deve estar com bastante maquiagem sim”, afirma.
Mas a maquiagem mais pesada não é unânime entre os avaliadores. Segundo um dos pesquisadores, Professor Etcoff, o look faz a mulher ficar muito atraente em um primeiro impacto, mas quando as pessoas ficaram olhando para ela por mais tempo relataram uma confiança menor na profissional.
“Há momentos em que você quer dar um ar de poderosa: ‘eu estou no comando aqui’. E as mulheres não devem ter medo de fazer isso. Outras vezes, você quer passar uma imagem mais equilibrada, um apelo mais colaborativo.”, diz Sarah Vickery, uma das autoras da pesquisa. Ela sugere tons mais leves e sem brilho para o ambiente profissional.

Vaidade com cautela
Para garantir que a maquiagem ressalte a competência profissional é preciso bom senso na combinação – mesmo nas profissões que pedem um look mais carregado, como vendedoras e aeromoças. “É melhor evitar brilho e iluminadores, sombras muito chamativas, lápis e máscaras coloridas e batons escuros, tipo ameixa”, ensina Rosman Braz, beauty stylist.
O look sofisticado ainda é o mais recomendado para o ambiente corporativo: quanto mais “clean” o visual, melhor. “A pele deve estar no tom natural e com blush discreto. Ela pode fazer um olho levemente esfumado em tons de marrom ou bege, passar um delineador médio e evitar o lápis preto”, sugere o maquiador José Sarkis. Nos lábios também vale a simplicidade: “Um batom rosado ou um gloss e ela está pronta”.

Usar maquiagem diariamente faz mal para a pele?
É imprescindível ter cuidados com a limpeza e retirar todo o make ao final do dia ou antes de dormir. Mesmo quando a mulher chega cansada do trabalho ou de uma festa, deve retirar toda maquiagem. A melhor forma de fazer esta limpeza é com um demaquilante e, na sequência, lavar com um sabonete líquido específico para o rosto que, normalmente, é mais suave (considere seu tipo de pele – normal, seca, oleosa, mista e utilize cosméticos mais indicados). E para finalizar este tão importante cuidado diário, aplique um hidratante para o rosto e um específico para a área dos olhos. Esta atenção diária contribui para que a maquiagem fique ainda melhor, dure mais tempo, deixa a pele bonita, saudável e ainda ajuda a retardar sinais e rugas de expressão.

Maquiagem para o dia
Durante o dia, a maquiagem usada deve ser leve e não muito carregada, pois será essa maquiagem que que irá ficar até à noite, existindo por isso maiores chances da maquiagem carregada borrar e derreter. Além de esse ser o tipo de maquiagem ser mais adequado para o dia, outro aspecto importante é que a luz do dia tende a evidenciar muito mais a maquiagem, não sendo por isso aconselhado um aspeto carregado.
O tipo e cor da pele é outro fator importante, pois enquanto que a morena deve abusar dos tons dourados, laranjas e pêssego, que vão proporcionar luminosidade, a pele deve ficar pelos tons rosa e laranja claro que ajudam a dar cor ao rosto e a realçar os contornos.

Maquiagem para a noite
A maquiagem para a noite, já tende a ser bem mais elaborada, pois a falta de luz permite a utilização de cores mais intensas, brilhantes e escuras, que se destaquem no seu rosto quando estiver no seu bar favorito ou discoteca.
Não é aconselhável usar tons muito intensos simultaneamente nos lábios e olhos, devendo nestas situações optar por destacar os olhos ou a boca.
Boas opções para usar durante a noite, são os olhos pretos esfumados que realçam o olhar com um batom cor de pele ou rosa claro, ou os batons vermelhos ou cor de vinho, cores bem fortes mas sempre femininas e deliciosas que podem ser combinados com uma maquiagem nos olhos menos carregada.

Passo-a-passo
Para que possa desfrutar de uma maquiagem bonita e duradoura, aqui fica um roteiro passo a passo, de como pode fazer a sua maquiagem:

Comece por lavar, tonificar e hidratar a sua pele
É importante lavar bem o rosco com água fria, passando pouco sabonete, devendo em seguida secar bem o rosto e passar um lenço de limpeza demaquilante. A Água Micelar também é uma ótima opção para remover impurezas e resíduos de maquiagem da pele. Este processo, permite que a pele fique limpa e sem resíduos, sendo especialmente importante para a pele mista e oleosa. Por fim, passe um tônico e um creme no rosto de preferência com fator de proteção solar para durante o dia.

Passe um primer em todo o rosto
O primer é um produto específico que deve ser aplicado como um tônico ou creme normal, que vai ajudar a preparar a pele para receber a maquiagem, ajudando a fixar.

Corretivo para manchas e olheiras
Para dar mais luz à sua pele, uniformizar e cobrir imperfeições, deve passar em todo o rosto uma base liquida ou cremosa de tom adequado para a sua pele, que deve ser aplicada com pincel ou esponja para espalhar uniformemente.
Além disso, pode também optar por usar um corretivo na região abaixo dos olhos para ajudar a cobrir as olheiras, podendo aplicar também um pouco sobre a pálpebra superior que vai ajudar também a fixar a sombra. Se tiver outras imperfeições ou vermelhidão no rosto, pode também passar este corretivo sobre essas regiões mais problemáticas.

Rímel
Para alongar os cílios, aplique o rímel em pelo menos duas camadas. Use-o apenas nos cílios superiores, para deixar o olhar natural. Para não borrar o rímel, seque os cílios com secador. Mantenha os olhos fechados para não irritá-los.
Se o rímel estiver ressecado, aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais algumas vezes.

Os pinceis
As sombras devem ser aplicadas com pinceis, sendo importante usar um pincel para sombras para aplicar e outro para esfumar as sombras e misturar as cores.
Para aplicar as sombras, deve começar por aplicar uma sombra clara como cor base em toda a pálpebra, devendo em seguida aplicar uma cor mais forte ou mais escura sobre a linha superior da pálpebra móvel, que deve ser esfumada em movimentos circulares do centro para a lateral do olho.

O delineador
Para terminar de maquiar os seus olhos, pode escolher usar um delineador, de preferência de cor marrom ou preta, que deve ser usado na pálpebra junto da linha dos cílios. O delineador pode ser em gel ou lápis, e em caso de gel este deve ser aplicado usando um pincel chanfrado.
Se tiver dificuldade em fazer um risco fino e limpo com delineador, pode usar sombra preta ou marrom escura para fazer o risco, usando um pincel chanfrado. Para isso, basta molhar ligeiramente a ponta do pincel, em seguida passar na sombra que pretende usar e passar no olho tal como faria com o delineador em gel. Desse modo, a sombra vai ficar bem mais compacta e o risco fica com um efeito ligeiramente esfumado, não precisando por isso ser tão certinho.

Passe um pó compacto de cor ou translúcido no rosto
Para fixar toda a maquiagem, deve passar um pó compacto translúcido ou de cor em todo rosto usando um pincel. Este pó, vai ajudar a fixar a base, dando luz e reduzindo o brilho da pele.

Pó e blush nas maçãs do rosto
Por último, para terminar todo o processo deve passar um pó bronzeador na lateral da face e um blush claro nas maçãs do rosto. Para ser mais fácil de aplicar o blush, deve sorrir para o espelho para que possa identificar melhor a região das suas maçãs do rosto.

Como tirar a maquiagem
Para tirar a maquiagem pode-se aplicar um pouco de óleo mineral uma bola de algodão e remover primeiro dos olhos e da boca, e só depois de toda a pele. Loções de limpeza também ajudam a remover a maquiagem, mas no caso de peles sensíveis pode-se optar por usar uma loção caseira, que não agride a pele. Para fazer:
125 ml de iogurte natural desnatado
125 ml de água
1 colher (sopa) de calêndula seca
1 colher (sopa) de tomilho seco
2 colheres (sopa) de consoldas secas
Junte todos os ingredientes num frasco e leve para a geladeira durante 12 horas. Depois coe e transfira para um frasco de vidro escuro, de preferência.
Após a limpeza da pele com esta loção natural de ervas, aplique um tônico e um bom hidratante. Mantenha este demaquilhante natural na geladeira por no máximo uma semana.

Cuidados especiais com a pele oleosa
Alguns cuidados podem contribuir para evitar a oleosidade e o brilho excessivo.
Manter a pele limpa é fundamental. Para isso, o segredo é utilizar sabonetes próprios para peles oleosas. Depois, aplicar um tônico para retirar resíduos de poluição e maquiagem.
Cuidado na hora da hidratação: escolha produtos livres de óleo e que não causam obstrução dos poros. Tome cuidado com a temperatura da água, que não pode ser quente nem gelada.