Mapa do Turismo tem Bento na rota, mas exclui Monte Belo, Santa Tereza e Pinto Bandeira

Vale dos Vinhedos 2015-04-10_190211
Vale dos Vinhedos é um dos destinos mais procurados no país

O Ministério do Turismo divulgou na quinta-feira (14), o mapa do turismo nacional, o qual pontuou os municípios brasileiros que possuem condições de utilizar o setor como propulsor da economia local, denominados assim por terem a “vocação turística”. Bento Gonçalves ficou na categoria B (que significa concentração do fluxo de turistas domésticos e internacionais).
Por outro lado, os municípios de Monte Belo do Sul (D), Santa Tereza (E) e Pinto Bandeira (E) figuram mal na colocação. Segundo o Ministério, os três são destinos que “não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo”, mas ressaltou que, “no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem”
Na microrregião denominada Uva e Vinho, além de Bento Gonçalves, o único município que foi classificado com o B foi Caxias do Sul. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões. No Estado, 371 municípios possuem vocação turística.