Manifestação pede retorno imediato das aulas presenciais

2015-04-10_190211
A manifestação reivindica, junto ao Governo do Estado, a mudança de bandeira de preta para vermelha.

Mobilização ocorrerá a partir das 18h, em frente ao Fórum de Bento Gonçalves

Uma manifestação pedindo o retorno das aulas presencias, para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, está agendada para esta quinta-feira (15), em todo estado do Rio Grande do Sul, organizada pela Associação de Pais e Professores “Lugar de Criança é na Escola”. Em Bento Gonçalves, a mobilização ocorrerá a partir das 18h, em frente ao Fórum do município, rua Costa e Silva, bairro Planalto.

Essa concentração deverá unir pais, alunos, professores, escolas, motoristas de vans, sindicatos, associações e demais setores que apoiam o retorno das aulas presenciais. A manifestação reivindica, junto ao Governo do Estado, a mudança de bandeira no controle do Distanciamento Controlado – de preta para vermelha. Eles também manifestam apoio à queda da liminar judicial que impede o retorno das aulas.

Segundo Taiane Deconto, presidente da Associação Bento-Gonçalvense das Escolas infantis Particulares (Abeipar), para que a mobilização ocorra sem problemas é pedido que as pessoas cuidem dos protocolos sanitários. “A gente pede que quem participar use máscara, álcool em gel e cuidem do distanciamento”, aponta.

O ato se concentrará em frente ao Fórum, depois sairá em caminhada pela rua Herny Hugo Dreher, contornando a Praça Aquiles Mincarone (Praça da Igreja da Pipa) e depois retornando para a rua Costa e Silva. “A ideia é deixarmos documento pedindo maior participação do Ministério Público do Estado em defesa das crianças e dos pais”, disse Taiane.

“Estamos em bandeira preta, com protocolos de bandeiras vermelha e laranja, mas apenas o ensino não está podendo atuar. Então pedimos a mudança da bandeira de forma oficial pelo Governo do Estado, para que possamos voltar imediatamente ao trabalho”, explica. A presidente conta ainda que, desde o início dos protocolos exigidos, as escolas tem investido em estrutura para atender com responsabilidade todos os alunos. “Nós temos feitos altos investimentos em protocolos sanitários para que todos sejam atendidos e trabalhem com segurança”, conta.

O Sindicato dos Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves (Sindiserp) e Cpers/Sindicato já adiantaram à nossa reportagem, que em caso de troca de bandeira pelo Governo do Estado, ingressará novamente com ações judiciais para evitar que professores retornem para salas de aula. Segundo o sindicato dos professores e servidores, o momento ainda é de muita cautela no avanço da pandemia e pedem, ainda, a vacinação de todos os professores e alunos para o retorno das aulas. Cabe ressaltar que ainda não há vacina disponível, contra o coronavírus, para crianças e adolescentes.

“O sindicato nunca pensou nas crianças. Tem muita política por trás disso. O Cpers já ameaçou que após a vacinação fará paralização para pedir maior investimento na área da educação, mais contratação de professores e aumento salarial devido ao trabalho remoto. Então, é uma situação que nunca vai ter fim”, reclama Taiane.