Manifestação pede direito a informação frente a surto de Covid no presídio de Bento

2015-04-10_190211

A Comissão Carcerária de Bento Gonçalves garante que existem, pelo menos, 10 apenados positivados

A Frente dos Coletivos Carcerários do Rio Grande do Sul, em apoio à Comissão Carcerária de Bento Gonçalves realizou, na quinta-feira (11), uma manifestação em frente ao Presídio Estadual de Bento Gonçalves solicitando o direito à informação sobre a condição de saúde dos apenados na instituição carcerária.

A manifestação pedia, além do direito de ter mais informações sobre a real situação dos apenas contaminados pela Covi-19, ter também acesso aos exames realizados e documentos de atendimento médico aos positivados. A Comissão quer ainda acompanhar o andamento de atendimentos, medicação ministrada e ter informações sobre os casos suspeitos.

A Superintendência Penitenciária do Rio Grande do Sul (Susepe) confirma que há surtos de contaminação em diversas casas prisionais em todo o estado, visto que, estamos em meio a uma pandemia. Segundo a própria Susepe, considera-se surto, a contaminação confirmada em mais de dois apenados. A Comissão Carcerária de Bento Gonçalves garante que há, neste momento, 10 apenados positivados, com Covid-19. O Presídio tem capacidade total de 450 detentos.

No início da tarde da quinta-feira (11), houve uma reunião com os familiares dos apenados e diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal, Cristiano Fortes. A presidente Comissão Carcerária de Bento Gonçalves e coordenadora Frente dos Coletivos Carcerários do Rio Grande do Sul, Lisiane Pires, confirmou que a Susepe se comprometeu em repassar informações mais detalhadas sobre a situação dos apenas na casa prisional de Bento. “Segundo o diretor do Dsep, será repassado um boletim semanal, sobre a real situação dos positivados”, cometa. Lisiane disse acreditar que o primeiro boletim será divulgado na próxima segunda-feira (15).

A Susepe disponibiliza, no momento, um boletim diário sobre o número de casos nas penitenciarias do estado. Não abrangendo de forma mais específica a situação de saúde de cada detento contaminado. “O que nós queremos é apenas a garantia e direito a informação da real situação dos apenados. É um direto das famílias. Não temos o intuito de aglomerar ou criar confusão”, esclarece.

A Frente dos Coletivos Carcerários do Rio Grande do Sul representa 21 Comissões Carcerárias em todo o estado, espalhadas pelas regiões da Serra, Litoral, Porto Alegre e região metropolitana, além de outras instituições no interior do Estado. O pedido de informações foi feito, apenas, para os familiares de apenados do Presídio de Bento Gonçalves.