Manejo das plantas de cobertura do solo é foco da Emater no Vitis Aurora

2015-04-10_190211

De 25 a 27 de maio, as novidades tecnológicas para o setor vitícola estarão em destaque na 6ª edição do Vitis Aurora, promovido pela Cooperativa Vinícola Aurora, com apoio da Emater/RS-Ascar, Embrapa Uva e Vinho e Prefeitura de Pinto Bandeira. A feira acontece das 9h às 17h, no Centro Tecnológico de Vitivinicultura Aurora, em Pinto Bandeira.

Voltado para agricultores, estudantes e profissionais da área da Agronomia, o Vitis Aurora terá duas palestras técnicas a cada dia (às 10h30 e 13h), entre elas sobre sistema de irrigação e linhas de crédito para viticultura, com o extensionista da Emater/RS-Ascar Douglas Corso, além de demonstrações de novas técnicas e tecnologias no manejo e cultivo da videira, e de expositores de máquinas, implementos, mudas e fertilizantes, entre outros.

A Emater/RS-Ascar terá um estande no local, onde extensionistas irão demonstrar e explicar o manejo das plantas de cobertura do solo nos parreirais. O extensionista da Emater/RS-Ascar Enio Ângelo Todeschini explica que o manejo e conservação do solo e da água é uma das prioridades da Aters na região, e por isso o tema sempre está presente nos eventos. “As plantas de cobertura têm reflexos na proteção do solo contra a erosão, pois as perdas de solo, adubos, sementes ou calcário, empobrecem a terra e o assoreamento de mananciais de água. A introdução de plantas de cobertura resulta no incremento de matéria orgânica, que é a base da vida microbiana no solo”, esclarece.

A Emater/RS-Ascar também está mobilizando agricultores para viagens técnicas ao evento, que serão patrocinadas pela Sicredi, de municípios de diversas regiões do Estado. Informações sobre a feira podem ser obtidas pelo telefone (54) 3455-2032, com o setor agrícola da Aurora.