Maneiras de celebrar o Natal com os seus em tempos de coronavírus

2015-04-10_190211
A black family enjoying Christmas holiday

Com os números de infecções e internações por Covid-19 subindo em todo o Brasil, muitas famílias terão um Natal diferente neste ano atípico. Em diversas casas, saem os almoços e jantares cheios de convidados, e entram ceias menores, apenas com os moradores daquela residência.
Os passeios para ver o Papai Noel em shoppings e outros centros comerciais ficam de fora do calendário, e são substituídos por encontros online com o bom velhinho, caminhadas ao ar livre ou programas de dentro do carro e, se você não abre mão de ver outros membros da família, a esta altura já deve saber que o uso de máscaras e álcool em gel, bem como o
distanciamento, devem ser colocados em prática pelo bem de todos.
Mesmo assim, o Natal não precisa ser transformado em um empecilho por conta da pandemia. Há maneiras seguras, criativas e divertidas de aproveitar o feriado ao lado das crianças sem abrir mão da segurança e do espírito natalino. Reunimos as mais legais a seguir.

Tirem o dia para cozinhar receitas natalinas

Se você gosta de cozinhar, deixe que os pequenos te ajudem a colocar a mão na massa. São diversas as receitas típicas desta época do ano, que sempre podem ser adaptadas ao paladar das crianças. Você pode tanto chamá-las para auxiliar nos preparativos da ceia, quanto cozinhar doces e sobremesas, como um pavê, cookies e até os famosos biscoitos da Família Real britânica. Outra ideia é preparar os quitutes e enviar como presentes para amigos e familiares queridos.

Decorem a casa juntos

Mesmo se você já montou toda a decoração de Natal, nunca é tarde para criar enfeites feitos em casa junto com as crianças. Vocês podem fazer as próprias guirlandas, bolas para pendurar na árvore e gorrinhos de Papai Noel, por exemplo. Já se neste ano você se atrasou na hora de decorar o ambiente, melhor ainda: convoque os pequenos, monte a árvore da maneira que preferir e passe o dia enfeitando os cômodos com motivos natalinos. Não se esqueça de tirar muitas fotos para registrar o momento!

Faça um karaokê de Natal

Além de filmes natalinos, músicas inspiradas nesta época do ano também podem deixar o seu feriado com os filhos mais divertido. Crie uma playlist com os sucessos de Natal que vocês mais gostam e promova um karaokê em casa – com direito a pontuação e tudo!

Façam cartões de Natal

Para colocar a criatividade em prática e deixar que as crianças soltem a imaginação, vale fazer cartões de Natal personalizados com elas, e enviá-los para os colegas da escola, avós, tios, tias e outros familiares. Vocês podem tanto comprar cartões já prontos, criando juntos apenas as mensagens que estarão dentro deles, quanto fazer um cartão de Natal do zero.

Passeie de carro para admirar as luzes de Natal que enfeitam a cidade

Se você tem carro, leve as crianças para passear à noite e mostre a elas as decorações natalinas da cidade em que você mora. Avenidas famosas e mais movimentadas costumam exibir luzes e enfeites em destaque. Grandes parques também costumam ficar bastante decorados nesta época do ano, com as populares árvores de Natal em tamanhos grandes e ostensivos.
Escolha horários tranquilos para evitar o estresse no trânsito e faça um tour pela sua região – você também poderá se surpreender com a beleza das decorações. E é claro que vale uma selfie de dentro do carro com as luzinhas ao fundo!