Maneiras caseiras para acabar com as traças

2015-04-10_190211

As traças são pequenos insetos que se alimentam de matéria orgânica vegetal e de substâncias ricas em proteínas, açúcar ou amido. Deste modo, nas casas, as traças atacam cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura, etc.), tapeçarias, estofados e alguns tecidos.
Elas possuem hábitos noturnos e vivem em ambientes úmidos e escuros. Geralmente se escondem em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas. Existem tipos distintos de traças que se reúnem em duas ordens: o grupo que é formado pelas traças dos livros ou traças prateadas, que pertencem à ordem Thysanura. E o grupo formado pelas traças das roupas e as traças de produtos armazenados, que pertencem à ordem Lepidoptera. Veja agora algumas receitas caseiras para acabar com as traças na sua casa.

Sachê de ervas
Os sachês de ervas são ótimos para acabar com as traças dentro dos armários, pois possuem um aroma que afasta esses insetos. Para fazer esse sachê você deve colocar uma colher de sopa de folhas picadas de eucalipto, uma colher de sopa de folhas picadas de alfazema e uma colher de sopa de folhas picadas de hortelã pimenta. Misture os ingredientes e coloque-os em um lenço de tecido fino e deixe no armário. Troque o sachê quando perder o aroma. Quanto mais sachês forem espalhados pela casa, mais forte será o aroma e, consequentemente, mais protegida das traças a sua casa vai estar.

Preparado de cravo
Você pode fazer um preparado de cravo para limpar as paredes, bancadas, dentro e atrás dos armários e eliminar as traças. Para isso você deve ferver por cinco minutos uma xícara de água com 20 cravos da índia, em seguida desligue o fogo e retire os cravos, acrescente uma xícara de álcool. Coloque o preparado em um borrifador e borrife onde achar necessário. Com atenção para não manchar os móveis, preferindo borrifar apenas nas áreas internas ou escondidas.

Cascas de laranja e limão
As cascas de laranja e de limão também são muito indicadas nesses casos. Coloque em um saquinho pedaços de cascas dos ingredientes e espalhe pelos lugares. Além de prevenir o aparecimento de traças, o armário fica perfumado. Mas é importante lembrar que essas cascas devem ser trocadas a cada três dias para que não comecem a se decompor e exalar um odor desagradável.

Cedro
O cedro é uma árvore que pertence à família das coníferas pináceas e possui propriedades repelentes naturais, podendo ser utilizado contra as traças. Deste modo é possível colocar nos armários pequenos recipientes com óleo de cedro. Mas é preciso ter cuidado para não manchas as roupas. É possível ainda utilizar pedaços pequenos da madeira do cedro para colocar entre as roupas.

Naftalina ou cânfora
Outra forma de afastar as traças é utilizando a naftalina ou cânfora. Ambos costumam ser comercializados em forma de bolas, as pessoas costumam coloca-los entre as roupas ou em pequenos saquinhos para pendurar junto aos cabides. Esses produtos exalam um odor que afasta as traças, mas devem ser mantidos fora do alcance das crianças, pois são tóxicos.