Mais de 60% dos alimentos e bebidas da Nestlé não são saudáveis

2015-04-10_190211
Mais de 70% dos produtos alimentícios não atingiu a marca de saudável, nem 96% das bebidas e nem 99% dos sorvetes e doces da companhia. Foto: Reprodução

Informações foram reveladas em documento interno da empresa

Documentos internos da maior empresa de alimentos do mundo, a suíça Nestlé, a que o jornal britânico Financial Times teve acesso, mostraram que a companhia reconhece que mais de 60% dos alimentos e bebidas que produz não são saudáveis e alguns nunca serão, não importa o quanto forem renovadas sua fabricação.

Os alimentos considerados não saudáveis correspondem à metade da receita da multinacional, equivalente a cerca de 93 bilhões de francos suíços (US$ 103 bilhões, ou R$ 537 bilhões). Segundo o documento, 63% dos produtos da Nestlé não alcançam a definição mínima de alimento saudável. A apresentação mostrou que só 37% dos alimentos e bebidas da gigante multinacional seriam de fato benéficos à saúde, revelou o jornal britânico.

Separando-se a classificação por tipo, mais de 70% dos produtos alimentícios não atingiu a marca de saudável, nem 96% das bebidas (com exceção do café puro); e nem 99% dos sorvetes e doces da companhia. Entre outros produtos, a Nestlé fabrica o leite condensado Moça, o leite Ninho, Nescafé, a água mineral São Lourenço, produtos Maggi, chocolates KitKat e Milky Bar, Nescau e NesquiK.

Água e laticínios feitos pela empresa suíça tiveram melhor pontuação, com 82% das águas e 60% dos laticínios atingindo o limite mínimo para comidas saudáveis. Segundo o jornal, os dados não incluem comidas para bebês, rações para animais de estimação, café e a divisão de ciências da saúde da gigante, que fabrica alimentos para pessoas com doenças específicas.

A Nestlé disse em um comunicado, que está trabalhando em um projeto que envolve toda a empresa para atualizar sua estratégia de nutrição e saúde e está analisando todo o seu portfólio para garantir que seus produtos ajudem a atender às necessidades nutricionais das pessoas.

A empresa suíça disse que reduziu os açúcares e o sódio em seus produtos em cerca de 14% a 15% nos últimos sete anos e que continuará a tornar seus produtos mais saudáveis. No entanto, a apresentação destaca os problemas de certos produtos Nestlé, como uma pizza de crosta de croissant e de três tipos carnes DiGiorno, que inclui cerca de 40% da dose diária recomendada de sódio de uma pessoa, e uma pizza de pepperoni Hot Pockets que contém 48%.

Outro produto, uma bebida San Pellegrino com sabor de laranja, obtém um “E”, ou seja, a pior nota disponível em um sistema de pontuação Nutri-Score, com mais de 7,1 gramas de açúcar por 100ml, diz a apresentação. O Nesquik com sabor de morango da Nestlé contém 14g de açúcar em uma porção de 14g junto com pequenas quantidades de corante e aromatizante, embora seja projetado para ser misturado com leite. É descrito como “perfeito no café da manhã para preparar as crianças para o dia”.