Mais de 50% das crianças de Bento estão fora da escola infantil, alerta Conselho Tutelar

2015-04-10_190211
Conselheiro tutelar afirma que procura por vagas em creches aumentou em 50% este ano

Leonides Lavinick diz que dos 6.282 menores, apenas 2.752 estão matriculados em escolas

A falta de vagas em creches de Bento Gonçalves é considerado um problema muito grave, segundo o conselheiro tutelar, Leonides Lavinick, que afirma que em comparação com o ano de 2016, a procura por vagas em creches do município cresceu em até 50%. “O conselho tutelar atende por dia uma média de quatro pedidos de vagas em Escola Infantil, somando 65 pedidos por mês”, afirma.
O número de crianças fora do ambiente educativo é alarmante. “Bento Goncalves atende só 43,8% das crianças com idade de escola infantil. Temos 56,2% de crianças sem as vagas em escola infantil. Bento tem 6.282 crianças na faixa etária de 0 à 3 anos e atende só 2.752 com vagas em escola”, lembra.
Lavinick comentou ainda sobre a recente contratação de mais de 50 auxiliares da educação infantil. “essa contratação é analisada de forma positiva, porque o município estava com déficit de auxiliares. Mas o mais importante é os vereadores aprovarem as compras de vagas em escola infantil de 500 vagas atuais para mil vagas ano”, salienta.

As famílias do Vila Nova
Na última semana nove famílias foram despejadas do bairro Vila Nova. Elas estavam em área que pertence a prefeitura. O conselho tutelar acompanhou a ação da polícia e constatou que haviam seis crianças, sendo quatro sem vagas em escola infantil. “Requisitamos as vagas para a SMED e informamos o Ministério Público. São crianças em risco e que estão vulneráveis”, alerta.
O conselheiro tutelar se manifestou também sobre as mais de 100 famílias que estão na área particular. “Não podemos atender essas famílias se elas não nos procurarem, porque estão em área particular. Precisamos receber um chamado”, explica.

O trabalho do conselheiro tutelar
Em março a equipe da Gazeta acompanhou agentes do Conselho Tutelar em duas visitas no bairro Eucaliptos. Na época Lavinick afirmou que as denúncias foram anônimas. Num dos casos a avó atendeu o agente, afirmando que os pais não estavam em casa. Lavinick notificou a idosa, que disse que o motivo da neta estar em casa era pelo fato de não ter conseguido vaga em escolas.
O conselheiro confirma que muitos casos é justificado pela falta de vagas ou de falta de transporte escolar. Na segunda visita ao bairro, uma idosa atendeu o agente, mas negou que teria um neto.
Mais de 50% dos casos de crianças e adolescentes que voltam a estudar,é por consequência do trabalho dos conselheiros tutelares, segundo Lavinick.
O conselho tutelar é formado pelos seguintes agentes: Leonides Lavinick, Renata Coelho Cardoso, Sonia Maria Padilha, Paulo Ricardo de Souza, Silvana Teresinha Lima.