Mais de 40% dos eleitores de Bento já fizeram cadastramento biométrico

2015-04-10_190211

Para as eleições de 2018, 41,3% dos eleitores de Bento Gonçalves já fizeram o cadastramento biométrico, segundo dados atualizados do Tribunal Regional do Estado (TER). Ou seja, dos 88.541 eleitores do município, 36.680 já se adiantaram e procuraram a Justiça Eleitoral.
Os dados biométricos são coletados geralmente quando o eleitor revisa seus dados ou muda o domicílio, mas o TRE também definiu o mecanismo de revisão de eleitorado. Nesses casos, o tribunal define um período em que o eleitor é obrigado a comparecer sob pena de ter seu título cancelado.
O processo já foi concluído em 426 municípios . Para os demais 71, inclusive Bento Gonçalves, a revisão está programada para acontecer após as eleições de 2018. A previsão é de que o cadastramento biométrico seja concluído em todo o Rio Grande do Sul para as eleições de 2022.
Em Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, o período do recadastramento foi concluído ainda em 2013. Mesmo assim, alguns poucos eleitores ainda não regularizaram a revisão. Em Monte Belo do Sul, faltam seis. Em Pinto Bandeira, apenas um. Por fim, em Santa Tereza, faltam dois. Quem vota onde o prazo para o cadastro expirou, é necessário ir até o cartório e regularizar a situação até o dia 9 de maio. Quem não tiver o cadastro preenchido não poderá votar nas próximas eleições, que terão o primeiro turno no dia 7 de outubro.