Mais de 2,5mil alunos realizam o vestibular da UFRGS em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211
As provas acontecem na Faculdade Cenecista, Escola Mestre Santa Bárbara, Colégio Estadual Landel de Moura, Escola Bento e Escola Irmão Egídio Fabris

Pelo menos cinco instituições da cidade recebem alunos de diferentes cidades do interior gaúcho

O vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), um dos mais concorridos do estado, está sendo realizado por pelo menos 2542 alunos, em Bento Gonçalves. As provas acontecem na Faculdade Cenecista, Escola Mestre Santa Bárbara, Colégio Estadual Landel de Moura, Escola Bento e Escola Irmão Egídio Fabris. Além de Bento, as provas acontecem ainda em Porto Alegre e Imbé/Tramandaí. Ao todo, 32.438 disputam 4.017 vagas oferecidas em 89 cursos.
Nesta segunda-feira, segundo dia de prova, os alunos não escondiam a ansiedade expectativa para mais uma etapa do vestibular. Um dos cursos mais disputados é Medicina, que tem 80 alunos por vaga, é também o mais desejado pelos vestibulandos.
Para a estudante, Eduarda Melo de Souza, de 18 anos, que realiza o vestibular pela primeira vez, é preciso ter disciplina para ter sucesso nas provas. “Estou um pouco ansiosa, mas também segura de que posso fazer uma boa prova. Não é um exame pesado, está bem justo. Sempre pensei em fazer medicina, e se eu não passar, vou continuar tentando. É preciso ter organização, disciplina e tentar manter a calma”, afirma.
Eduardo Silveira, 20 anos, é outro candidato para o curso de medicina. Morador de Erechim, ele acredita que o estudo diário é um dos segredos para a aprovação. Silveira foi aprovado na Universidade de Passo Fundo (UPF), mas sonha com a UFRGS.“O primeiro dia foi um pouco difícil, mas a expectativa é bastante alta. É o meu primeiro vestibular da UFRGS. Um dos segredos consiste em ter constância no estudo, estudar de domingo a domingo e ter calma, porque o psicológico é muito importante.
A UFRGS orienta aos vestibulandos para que se programem para chegar cedo aos locais de prova nos dois últimos dias de vestibular, pois o trânsito na cidade é mais intenso nos dias úteis e poderá haver congestionamentos nas principais vias de acesso. O horário de fechamento dos portões está mantido para as 8h30.
Divulgado gabaritos do primeiro e do segundo dia
Já estão publicados no site do Vestibular os gabaritos das questões de Física, de Literatura de Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira Moderna do primeiro dia do Vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Já foi divulgado também o gabarito da prova realizada nesta segunda-feira.
Nesta segunda-feira, dia 8, os candidatos responderam às questões de Língua Portuguesa e elaboram a Redação; na terça-feira, serão aplicadas as provas de Biologia, de Química e de Geografia. No último dia, quarta-feira, o concurso encerra com História e Matemática.
Os gabaritos são disponibilizados diariamente nos mesmos dias das provas, às 17h. As médias e o índice de abstenção são divulgados nos dias subsequentes aos exames.
A área da saúde domina entre os cursos mais procurados. O de medicina é o que tem a maior concorrência: são 83,8 candidatos por vaga. Na sequência aparecem fisioterapia (27,5), psicologia diurno (27,4) e psicologia noturno (25,76) e medicina veterinária (18,21).
Nos locais não é permitido o uso de bonés, chapéus e assemelhados, assim como de fones de ouvido e relógios digitais. Durante a realização do concurso, também é proibido usar ou portar telefone celular e qualquer aparelho eletrônico.
Uma equipe com detectores de metais pode realizar revistas nos candidatos. Os vestibulandos somente poderão sair das salas após decorridas duas horas do início da prova.
Pelo menos 50% das vagas são destinadas a egressos do ensino público. Elas são subdivididas entre pessoas com deficiência, autodeclarados étnico-racial e critérios de renda.
Também a partir deste ano, a UFRGS reserva oportunidades a pessoas com deficiência, pela primeira vez. Do total de vagas ofertadas pela universidade, 25% delas serão destinadas a essas pessoas.

Atendimento especial
Neste ano, a UFRGS oferece atendimento especial a um grupo de 162 estudantes que solicitaram o recurso. Eles realizarão as provas em prédios com acessibilidade e com adaptação de mobiliário ou em salas individuais, conforme o tipo de necessidade. Os locais também dispõem de espaço destinado a familiares que quiserem acompanhar os vestibulandos.
O vestibular 2018 conta com provas em braile ou impressas em fontes ampliadas, software para transcrição da prova de redação, e fiscais ledores e escritores para os deficientes visuais.
A universidade ainda dispõe de intérpretes de libras para deficientes auditivos e apoio de professores dos cursos de letras que atuam também no curso fonoaudiologia para avaliação da redação dos candidatos com dislexia.