Mais de 100 alunos imigrantes e refugiados estão recebendo aulas de português no IFRS

2015-04-10_190211

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul, através do Campus Bento, oferece desde 2013, um curso que promove o ensino da Língua Portuguesa para imigrantes.
Em 2018, as ações do curso foram reformuladas e agora estão sob a coordenação da Profª. Dra. Carina Fior Postingher Balzan, que ministra o curso juntamente com outras docentes da área de Letras. As ações formam uma inciativa da Direção Geral e da Direção de Ensino da Instituição, com o apoio dos professores da área de Letras.
O curso tem como objetivo o aprendizado da língua portuguesa, a fim de que imigrantes e refugiados consigam interagir na comunidade e que possam gradativamente integrar-se à sociedade brasileira.
Na última semana, imigrantes e refugiados receberam os certificados de conclusão do Curso de Extensão em Língua Portuguesa, que aconteceu no primeiro semestre do ano no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS
As professoras Andréia Kanitz e Carina Fior Postingher Balzan, juntamente com a Diretora de Extensão, Raquel Fronza Scotton, realizaram a entrega dos certificados para os concluintes do Curso.

Quantos alunos
Mais de 200 imigrantes e refugiados já receberam certificação desde 2013, quando iniciaram as ações de ensino de língua portuguesa para esse público.

Metodologia do curso
O curso que tem carga horária de 30 horas, de acordo com a Coordenadora a professora Dra. Carina Fior Postingher Balzan, tem como metodologia:” A concepção de língua de acolhimento, em que se atendem as necessidades de aprendizagem dos participantes em relação à comunicação em língua portuguesa”. Ela enfatiza ainda: “Não se segue nenhuma apostila pronta, pois as aulas são planejadas de acordo com as demandas que a própria turma traz”.
O curso é muito atrativo e importante para os imigrantes já que de acordo com a Dra. Carina: “Os conteúdos desenvolvidos relacionam-se às situações cotidianas de comunicação, como apresentar-se, pedir informações, procurar emprego, buscar atendimento médico, usar o transporte público, realizar compras em mercados, farmácias, etc ”.

Seleção dos alunos
Os alunos foram selecionados, após uma ampla divulgação entre associações de imigrantes e demais entidades de assistência social do município, sendo realizado um sorteio para preencher as 30 vagas ofertadas semestralmente.
No segundo semestre de 2019, três turmas estão sendo beneficiadas pelo curso, sendo duas turmas no IFRS-Campus Bento Gonçalves e uma turma em Garibaldi. As aulas iniciaram em agosto e, ao todo, mais de 100 imigrantes e refugiados estão realizando o curso de Língua Portuguesa.

Como se inscrever
Novas turmas são abertas a cada início de semestre. Os interessados podem deixar nome e número de telefone no Departamento Pedagógico do IFRS-Campus Bento Gonçalves para serem chamados para o sorteio.

Importância para comunidade
A Prof. Carina esclarece sobre a importância desta iniciativa tanto para os imigrantes e refugiados quando para a comunidade: “O aprendizado da língua portuguesa é de extrema necessidade para imigrantes e refugiados que deixaram seu país de origem e tentam reconstruir a vida aqui, pois a partir do domínio da língua eles conseguem interagir com a comunidade, possuem mais oportunidades de emprego, e, de forma progressiva, conseguem integrar-se à sociedade. O IFRS-Campus Bento Gonçalves, como instituição pública e gratuita, atento às demandas sociais, vem cumprindo seu papel junto à comunidade, acolhendo esse público e contribuindo para o processo de integração e construção da cidadania”.