Mais de 1 bilhão de pessoas têm suas informações vazadas

2015-04-10_190211

O mundo cibernético não é o dos mais seguros, mas isso não é novidade. Em um único vazamento, mais de 1,2 bilhão de pessoas tiveram suas informações expostas, no último mês; Segundo informações repassadas pela empresa de Cibersegurança DataViper, o que pode ter ocorrido é provável informações, disponíveis em um servidor aberto na Internet, tenham sido inicialmente agregadas por duas companhias de enriquecimento de dados. Os dados dos usuários da internet são extremamente valiosos para as empresas, com os dados, as empresas conseguem compreender e até mesmo interpretar a conduta dos usuários, através dos algoritmos programados com inteligência artificial. Como já disseram por aí “dados é o novo petróleo” e, quem souber usá-los já saiu na frente.

O que vazou
O vazamento incluiria contas em sites de redes sociais, além de endereços de e-mail e números de telefone, e podendo considerado o maior da história vindo de uma única fonte.
Segundo pesquisadores Bob Diachenko e Vinny Troia, da empresa DataViper, as informações provêm de um total de 4 bilhões de conjuntos de dados individuais, arquivados em mais de 4 terabytes de armazenamento. O Terabyte é uma das unidades de medida utilizadas para contabilizar volumes de dados armazenados em computadores, smartphones, sistemas operacionais, ou até mesmo transmitidos entre os dispositivos eletrônicos. Para ter uma dimensão, atualmente, é normal encontrar notebooks, computadores ou HDs Externos com capacidade de 1 TB ou 2 TB de armazenamento. Os arquivos estavam disponíveis em um servidor aberto da empresa Elasticsearch, é que estavam as informações de 1,2 bilhão de pessoas, totalmente desprotegidas! Ainda, segundo os pesquisadores, não havia necessidade de inserir qualquer senha, muito menos pedido de autenticação para acessá-los.
As informações vazadas incluem nomes, endereços de e-mail, números telefônicos, além de dados de contas em redes sociais como Facebook e LinkedIn, o que compreende o histórico profissional da pessoa.

Quem vazou
Os pesquisadores DataViper, não conseguiram determinar quem é responsável pelo vazamento, visto que o provedor de serviços de armazenamento em nuvem onde está hospedado o servidor não compartilha nenhuma informação sobre seus clientes, justamente, por questões de privacidade. No entanto, há suspeita, é que as informações tenham vindo de um cliente dessas empresas de enriquecimento de dados.

Como saber se meus dados foram expostos?
Para saber se você foi uma vítima do vazamento, você pode acessar site como Have I Been Pwned ( algo do tipo, “eu fui sacaniado” ou Firefox Monitor, da Mozilla. Estas ferramentas são capazes de cruzar os e-mails informados pelo usuário com bases de dados públicas de informações roubadas, justamente para avisar se credenciais podem estar nas mãos de criminosos