Mais da metade das confirmações de Covid-19 foram feitas por testes rápidos

2015-04-10_190211

Os números de Bento Gonçalves foram divulgados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com base no Sistema Nacional de Agravos de Notificiação (Sinan).

Conforme os números apresentados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde , 51,5 % dos casos confirmados na Capital do Vinho foram realizados por meio dos chamados testes-rápidos, que funcionam após a retirada de uma pequena quantidade de sangue.
O número representa que 1.451 pessoas foram diagnosticadas com a doença através desse procedimento. O restante das notificações ocorreu após realização de exame laboratorial, o chamado RT-PCR.
Até a última atualização, realizada na quinta-feira,27, desde o início da pandemia, 2.980 casos foram confirmados.

Método de Diagnóstico da Infecção

Do total de casos confirmados, a infecção foi diagnosticada através da realização de testes rápidos, e o restante através de um exame laboratorial chamado PCR (polymerase chain reaction). Em 18 de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde iniciou o Projeto Testar – RS que propõe a realização de PCRs para coronavírus na população em geral. O método, utilizado em laboratórios desde 1983, pode ser aplicado em diversas áreas da pesquisa e do diagnóstico, como detecção de outros vírus.