“Maior tumor do mundo’ é retirado de paciente na Índia

2015-04-10_190211
Tumor de paciente, de 31 anos, se desenvolveu nos dois lados do cérebro

Um indiano foi submetido a uma cirurgia de risco para retirar um tumor cerebral de 1,87 kg, considerado “o maior do mundo”. O procedimento foi realizado no dia 14 de fevereiro, em um hospital em Mumbai, na Índia.
O paciente, Santlal Pal, 31 anos, do estado de Uttar Pradesh, foi operado por cirurgiões do hospital BYL Nair, após autoridades de saúde das cidades de Varanasi e Allahabad negarem ajuda ao homem por considerarem a cirurgia muito arriscada.
O tumor aparentava ser o maior deste tipo e não há relato de cirurgias desse tipo no mundo, segundo os profissionais.
Trimurti Nadkarni, professor e chefe do Departamento de Neurocirurgia do Hospital BYL Nair, declarou que o indiano fora internado dias antes, por chegar ao hospital com “duas cabeças”, uma sobreposta à outra, sentindo muita dor de cabeça.
Pal foi submetido a uma série de exames, e apenas na tomografia foi possível visualizar que o tumor teria se desenvolvido em ambos os lados do cérebro, através dos ossos do crânio. Os chefes do hospital indiano garantiram que foi o maior tumor retirado no país (30x30x20 cm), superando o caso de outro paciente que realizou a cirurgia em 2002 no hospital KEM em Pune, com um tumor de 1,4 kg.

Tumor de paciente, de 31 anos, se desenvolveu nos dois lados do cérebro